Orientações para a visita

DIVISÃO EDUCATIVA

VOLTAR







Quer Visitar o Museu Histórico Nacional e tem alguma dúvida? Abaixo seguem algumas orientações que podem ajudar:

O MHN oferece Visitas Mediadas ou Livres e ambas devem ser previamente agendadas através dos telefones 21-3299-0360/61/62 ou do email mhn.educacao@museu.gov.br.
Ao solicitar um agendamento de grupos para visitar o MHN tenha em mente:
.Uma data ou um conjunto de datas;
.O turno desejado (manhã ou tarde);
.Telefone e email de contato do responsável;
.Ano escolar
.Quantidade de alunos (máximo de 40 para visitas mediadas)
.Exposição a ser visitada (para visitas mediadas).

O que é a Visita Mediada?
É a visita feita com educadores do MHN. A visita mediada, realizada em somente uma das exposições oferecidas pelo Museu, dura aproximadamente 1h ou 1h30m, dependendo do grupo e da dinâmica estabelecida na visita. Você pode saber mais sobre as exposições nesse site, basta clicar no link "Exposições Permanentes".
Na visita mediada nossa proposta é criar um diálogo entre o público, o mediador e o acervo do museu, fazendo relação entre a história e o contexto de vida do grupo visitante. O processo de mediação NUNCA é cobrado pelo MHN.

O que é considerado Visita Livre?
É a visita realizada pelo grupo sem a presença de educadores do MHN. O agendamento deve ser feito por questões de fluxo de visitantes dentro do circuito de exposições.

Com quanto tempo de antecedência deve ser feito o agendamento?
Não estabelecemos antecedência, entretanto, quanto antes a visita for agendada, mais chances de ter horários disponíveis.

Qual o número de alunos por visita?
No caso das visitas mediadas limitamos a 40 alunos. No caso das visitas livres, o Museu estabelece o limite de 120 pessoas, que deverão ser divididos em grupos de 40 pessoas e procederem a visita de acordo com a orientação da Recepção.

Quantos professores acompanhantes por alunos?
Sugerimos 1 professor a cada 10 ou 15 alunos, a critério dos responsáveis pelo grupo.

O museu oferece transporte gratuito aos alunos?
Possuímos uma parceria com a Fetraspor que fornece ônibus para visitar o MHN. O professor interessado deve entrar em contato através do telefone 21-3299-0362.

O que é o Projeto Fetranspor
O professor interessado em participar do projeto deve entrar em contato e deixar sua escola numa lista de espera. Não garantimos o atendimento no ano corrente e nem é possível escolher o mês de atendimento da escola. O projeto é destinado a escolas públicas das redes municipais e estaduais dos seguintes municípios: RJ, Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti, Queimado, Japeri e Itaguaí. Instituições e ONGs também podem ser atendidas por esse projeto: nesse caso, entrar em contato com a área de Projetos Sociais, através do telefone 21-3299-0339.

Qual a documentação necessária para a visitação?
Não é necessária documentação. Solicitamos que os alunos venham uniformizados;

Posso entrar no MHN antes do horário de abertura (10h)?
O acesso às exposições somente pode ser feito após as 10h, entretanto, após as 9h o jardim do MHN já se encontra aberto podendo ser utilizado para lanches e espera.

Qual o Valor da entrada no MHN?
Valor da entrada: R$ 8,00

Meia-Entrada (R$ 4,00):
" Alunos de escolas particulares (professores e acompanhantes têm direito à gratuidade);
" Brasileiros maiores de 60 anos e menores de 65;

Gratuidade:
" Crianças até 5 anos de idade;
" Alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais;
" Brasileiros maiores de 65 anos;
" Guias de turismo;
" Estudantes de museologia;
" Funcionários do IBRAM e do IPHAN;
" Sócios do ICOM;
" Aos DOMINGOS para todo mundo.

Minha instituição é particular, no entanto, os alunos têm baixo poder aquisitivo. É possível solicitar gratuidade?
Neste caso o pedido deve ser feito através do email mhn.educacao@museus.gov.br. A solicitação de gratuidade deve ser feita baseada numa breve argumentação que exponha as razões do pedido. O email será encaminhado para o setor responsável do MHN e a resposta será disponibilizada assim que possível.

Onde o ônibus que levará meu grupo pode estacionar?
O MHN conta com recuo para estacionamento de ônibus em frente ao museu. Temos número limitado de vagas. Caso todas estejam ocupadas recomendamos estacionar o ônibus na área do Aterro do Flamengo, próximo ao Museu de Arte Moderna (MAM) e o Monumento dos Pracinhas.

Como devo proceder ao chegar ao MHN?
" Recomenda-se que o grupo chegue ao Museu com 15 minutos de antecedência;
" A tolerância para atraso é de no máximo 20 minutos. Caso o grupo chegue após este período, o tempo total de visitação poderá ser diminuído proporcionalmente;
" Pedimos que somente o responsável acesse a recepção para preencher a ficha de visitação e efetuar o pagamento do ingresso, se for o caso;
" Pedimos que enquanto o responsável preenche a ficha de visitação, os visitantes aproveitem para beber água e usar os banheiros antes de iniciadas as visitas;

Existe guarda-volumes no MHN?
Sim, contudo, recomenda-se que o grupo deixe as mochilas nos ônibus uma vez que dispomos de poucas vagas no guarda-volumes.

O grupo pode lanchar no MHN?
Sim! Todos os pátios podem ser utilizados para lanche, entretanto, recomendamos que os lanches sejam guardados em um único lugar uma vez que o museu não dispõe de muitos espaços de guarda-volumes.

Meu grupo pode tirar fotos na exposição?
Com certeza! Entretanto, lembramos que não poderá ser usado o flash pois o mesmo dispara uma quantidade de luz muito forte que pode prejudicar a conservação de algumas obras do museu.