"A República no Traço de Rian"

EXPOSIÇÕES ITINERANTES

VOLTAR



Caricaturas de Nair de Teffé, dita Rian
Foto: Rômulo Fialdini
Livro do MHN
Ed. Banco Safra


Em parceria com o Serviço Social do Comércio/SESC, o Museu Histórico Nacional produziu a exposição itinerante "A República no Traço de Rian", com reproduções fotográficas de caricaturas de políticos e personagens do período republicano, de 1890 a 1964, feitas por Nair de Teffé, dita Rian ( 1886-1981 ), esposa do Presidente da República Hermes da Fonseca.

São 26 caricaturas originais que integram o acervo do Arquivo Histórico do Museu, entre as quais estão as dos Presidentes Juscelino Kubitschek, Eurico Gaspar Dutra, João Café Filho e Humberto de Alencar Castelo Branco.

Os traços irônicos de Rian fixaram, sobretudo, personalidades políticas e figuras da alta sociedade. Em 1913, já conhecida caricaturista, casa-se com o então Presidente Hermes da Fonseca, vindo, muitas vezes com suas atitudes excêntricas, a escandalizar a rotina do Palácio do Catete. Nair de Teffé teve trabalhos publicados em revistas nacionais e estrangeiras como o Semanário Fon-Fon, Gazeta de Notícias, Le Rire, Fantasio e outras.

A exposição itinerante é composta de 26 quadros de 50 X60cm e maiores detalhes podem ser obtidos através do telefone (0xx21) 3299-0359.