http://www.museuhistoriconacional.com.br/images/transp.gif

PROGRAMAÇÃO 2014

 

O Museu Histórico Nacional oferece ao visitante uma área de 9.557,32 metros quadros, englobando exposições permanentes e temporárias, Auditório, Arquivo Histórico, Biblioteca e pitorescos pátios internos, além de promover, inúmeros eventos, entre cursos, seminários, exibição de vídeos, concertos musicais e atividades especiais para crianças, jovens e terceira idade.

 

Conheça as atividades programadas para 2014:

 

Em cartaz:

Circuito de exposições de longa duração

Exposições "Oreretama","Portugueses no Mundo","A Construção da Nação"e "Cidadania em Construção", localizadas no segundo andar do prédio do antigo Arsenal de Guerra;

Exposição "Do Móvel ao Automóvel - Transitando pela História", localizada no térreo, entre os Pátios da Minerva, dos Canhões e Gustavo Barroso;

Exposições "As Moedas Contam a História" e "Coleções de Moedas, Uma Outra História", no segundo andar da Casa do Trem.

Exposição de canhões, com legendas em Braille, no “Pátio dos Canhões”.

 

 

Até 18 de janeiro:

Exposição  “Universo dos Personagens de Mangá e Animê

No âmbito da parceria MHN / Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, exposição inédita no Brasil  apresenta o universo dos personagens que fazem parte da cultura pop japonesa. O que representa cada personagem? Por que são populares? Que tipo de sociedade esses personagens refletem? Qual a influência que exercem no cotidiano das pessoas? Qual o futuro dessa cultura dos personagens? Respostas podem ser encontradas na exposição, que conta com painéis explicativos, desenhos, acessórios dos personagens e bonecos em tamanho natural. O visitante poderá compreender melhor a história dos personagens japoneses, verificando dados interessantes de seu passado e presente e tendo uma perspectiva do futuro deles no Japão contemporâneo.

  

 

Até 26 de janeiro:

Exposição “Isto é uma mesa!

Com curadoria de Marcelo Vasconcellos e Zanini de Zanine e realização de MeMo e Olhares, a exposição apresenta mesas criadas pelos designers Leo Capote, Carol Gay, Alê Jordão, Katharina Welper e Oficina Ethos (Guilherme Saas e Rodrigo Calixto).

 

 

Até 4 de maio:

Exposição “Há 250 anos... De Salvador a Rio de Janeiro

A exposição comemora os 250 anos da transferência da sede do governo do Estado do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro, ocorrida em 1763. Acervos do Museu Histórico Nacional - pinturas, aquarelas, documentos, panoramas, mapas e plantas, louças brasonadas, armaria, etc. - e de colecionadores particulares, a exemplo do "Armorial de Garcia D´Ávila", pertencente a Christovão de Avila, integram a exposição.

 

 

Dia 31 de janeiro, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Apresentação: Quarteto Sol Brasil de Violões. Programa: Pixinguinha e Ernesto Nazareth.

Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

 

Dia 21  de fevereiro, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. No mês de fevereiro, excepcionalmente na sexta-feira, dia 21.

Apresentação: Aloisio Laurindo Jr (violão de 13 cordas).

Programa: Transcrições & Interpretações – Granata, Giovanni Battista; Carulli, Ferdinando, Pavlistcheff, Nicolas. Tarrafo, Pasquale, Guerra Peixe.

Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

 

Dia 13 de março, das 13h às 17h30m:

Encontro com os Educadores

Promovido pela Divisão Educativa,  tem por objetivo apresentar aos professores e educadores o acervo do Museu Histórico Nacional, propondo uma reflexão sobre a relação educação e museus.

No primeiro encontro do ano, apresentação dos projetos da Divisão Educativa para 2014 e o circuito de exposições de longa duração.

O encontro é gratuito, sendo emitida declaração de participação. Mais informações pelos telefones 21-32990360, 0361 ou 0362 ou através do email mhn.educacao@museus.gov.br

 

 

De 21 de março a 4 de maio de 2014:

Exposição “Hiperbólico”

Retrospectiva da obra do carioca Brunno Jahara – um dos mais promissores designers brasileiros – para marcar os dez anos de sua carreira. Curadoria de Marcelo Vasconcellos. A exposição integra uma série de mostras temporárias relacionadas ao design de móveis e objetos que vêm sendo realizadas no MHN.

 

 

Dia 25 de março, às 9h30m:

Ciclo de Palestras “Parceria em Ação – O Idoso e os Conflitos Familiares”

           Parceria com a Casa de Convivência Dercy Gonçalves. Palestra com a professora Catarina Elisabete Noble Santos, titular da Delegacia Especial de Atendimento a Pessoa da Terceira Idade. Debatedor: Profa. Ludmila Roque.  Temas: “Longevidade no Brasil e no Mundo”; “Relação entre o Jovem e o Idoso” e “Apresentação da Delegacia do Idoso”.

            A área de Projetos Sociais/MHN promove ciclo de palestras voltado para o aprimoramento de educadores sociais e coordenadores de projetos sociais. Palestras seguidas de visita às exposições em cartaz. Entrada franca. Aberto ao público em geral. Inscrições prévias na área de Projetos Sociais/MHN. Mais informações através do telefone 21-32990339 e dos emails mhn.projetossociais@museus.gov.br e projetossociaismhn@gmail.com

 

 

Dia 28 de março, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Apresentação: Grupo Cantada.

Programa: Chico Buarque de Holanda, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Carlos Lyra, Caetano Veloso, Roberto Menescal & Ronaldo Bôscoli. 

Regência e arranjos: Bianca Malafaia.

Composição: Gorete de Sousa e Cláudia Furtado (1º soprano); Lulu Domenech e Rita Andrade (2º Soprano); Wanda Saavedra e Mônica de Castro (1º Contralto) e Elisa Baker e Dininha Morgado (2º Contralto).

Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

 

Dia 4 de abril, das 13h às 17h30m:

Encontro com os Educadores

Promovido pela Divisão Educativa,  tem por objetivo apresentar aos professores e educadores o acervo do Museu Histórico Nacional, propondo uma reflexão sobre a relação educação e museus, com destaque para a exposição “Oreretama”.

O encontro é gratuito, sendo emitida declaração de participação. Mais informações pelos telefones 21-32990360, 0361 ou 0362 ou através do email mhn.educacao@museus.gov.br

 

 

Dias 7, 8 e 9 de abril, das 10h às 17h30m:

II Curso para Guias de Turismo

Promovido pela Divisão Educativa, tem por objetivo proporcionar mais conhecimento para que profissionais da área de turismo realizem visitas ao Museu Histórico Nacional. Apresentação da estrutura do Museu, concepção e montagem do circuito de exposições de longa duração, visitas guiadas às exposições e aos setores, a saber: Biblioteca, Arquivo Histórico, Laboratório de Conservação e Restauração e Reserva Técnica.

O encontro é gratuito, sendo emitida declaração de participação. Mais informações pelos telefones 21-32990360, 0361 ou 0362 ou através do email mhn.educacao@museus.gov.br

 

 

Dia 25  de abril, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Apresentação: Cedmon Alves (violão)

Programa: Bach e Cedmon Alves. Lançamento do DVD “Harmonia Funcional aplicada ao violão, vol. 4”.

Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

 

De maio a novembro:

Programação de cursos:

Cursos “Introdução à peritagem de artes decorativas” (maio); “Os franciscanos e a identidade arquitetônica e artística no Brasil colonial” (maio); “Introdução à conservação de têxteis” (julho); “Organização de acervos fotográficos” (agosto); “Conservação fotográfica – Identificação e procedimentos básicos“ (agosto); “Impressão em fine art” (agosto); ”Numismática” (setembro); “Cenários de iluminação em museus e exposições” (setembro); “Manuseio e embalagem de obras de arte para transporte” (outubro) e “Montagem de exposições” (novembro).

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com e pelos telefones 21-86142005 ou  21-39706703.  Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

 

 

Dia 6 de maio, das 13h30m às 17h30m:

Encontro com os Educadores

Promovido pela Divisão Educativa,  tem por objetivo apresentar aos professores e educadores o acervo do Museu Histórico Nacional, propondo uma reflexão sobre a relação educação e museus, com destaque para a exposição “Portugueses no Mundo”.

O encontro é gratuito, sendo emitida declaração de participação. Mais informações pelos telefones 21-32990360, 0361 ou 0362 ou através do email mhn.educacao@museus.gov.br

 

 

Dia 6 de maio, às 15h:

Apresentação da Orquestra Instituto GPA:

Regente: Daniel Misiuk.  Apresentação, no âmbito da área de Projetos Sociais, da Orquestra de jovens talentos revelados pelo Instituto GPA.

Programa:  Brazil (Ary Barroso); Libertango (Astor Piazzollo), Concerto Alla Rústica (Antonio Vivaldi), Gabriel´s Oboe (Emiro Morrione); Concerto L´Estro Armonico (Antonio Vivaldi), Stand by me (John Lennon) e Mourão (Guerra Peixe).

 

 

Dia 12 a 18 de maio:

11º Semana Nacional de Museus

O IBRAM promove anualmente por ocasião do Dia Internacional de Museus (18 de maio) a Semana de Museus, com o objetivo de sensibilizar museus e comunidade em torno de um tema da atualidade. Em 2014, o tema é:  “Museu: Coleções Criam Conexões

Realização no MHN: Divisão Educativa. 

Mais informações pelos telefones 21-32990360, 0361 ou 0362 ou através do email mhn.educacao@museus.gov.br

 

 

De 12 a 16 de maio, das 10h às 13h:

Curso “Introdução à peritagem de artes decorativas”

Prof. Dr. Gonçalo de Vasconcelos e Souza (Universidade Católica do Porto)

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com e pelos telefones  21-86142005 e 39706703.  Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

Profissionais: R$ 465,00 (2 X 237,50; 3 X 160,00 e 4 x 121,25)

Estudantes, associados da AAMHN e servidores do Ibram: R$ 420,00 (2 X 215,00; 3 X 145,00 e 4 x 110,00).

 

 

Dia 15 de maio, às 9h30m:

Ciclo de Palestras “Parceria em Ação – Mediação e Conflito do Jovem e Adolescente”

           Palestra com as professoras Maria Mostafa (historiadora e Mestre em Saúde Coletiva) e Patricia Munçone (comunicadora ). Maria Mostafa é Coordenadora do “Projeto Jovens e Seu Potencial Criativo na Resolução de Conflitos”, realizado pelo CECIP  com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e patrocínio da Petrobrás. Patrícia Muncone é pesquisadora em “Cultura da Paz” e ministra cursos sobre Justiça Restaurativa. Debatedor: Prof. Jenesis Genuncio.

            A área de Projetos Sociais/MHN promove ciclo de palestras voltado para o aprimoramento de educadores sociais e coordenadores de projetos sociais. Palestras seguidas de visita às exposições em cartaz. Entrada franca. Aberto ao público em geral. Inscrições prévias na área de Projetos Sociais/MHN. Mais informações através do telefone 21-32990339 e dos emails mhn.projetossociais@museus.gov.br e projetossociaismhn@gmail.com

 

 

Dia 21 de maio, das 9h às 17h30m:

Encontro com Estudantes de Turismo

Promovido pela Divisão Educativa.  

O encontro é gratuito, sendo emitida declaração de participação. Vagas limitadas.  Mais informações pelos telefones 21-32990360, 0361 ou 0362 ou através do email mhn.educacao@museus.gov.br

 

 

De 26 a 30 de maio, das 14h às 17h:

Curso Os Jesuítas na formação da identidade arquitetônica e artística do Brasil dos séculos XVI ao XVIII”

Profa. Dra.  Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira (IPHAN)

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com e pelos telefones  21-86142005 e 39706703. Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

R$ 420,00 (2 X R$ 215,00; 3 X R$ 145,00 e 4 x R$ 110,00).

Estudantes,  associados da AAMHN e servidores do Ibram: R$ 387,00 ( 2 X R$ 198,50; 3 X R$ 134,00 e 4 X R$ 100,75 ).

 

 

Dia 30 de maio, às 12h30m, 14h e 16h:

Concertos do Projeto "Música no Museu Rio Harp Festival”

O “RioHarpFestival” já faz parte do circuito mundial da harpa. Durante todo o mês de maio serão concertos com harpistas de todas as partes do mundo. O MHN abrigará  três concertos:

 

12:30 h:

Apresentação: Zagreb Harp Festival Ensemble: M. Grdan, soprano/T. H. Ivsic, mezzo- soprano/S. Peic, corne francês/Tajana V. Peix, harpa. (Croácia)

Programa: Saint-Saens, Caccini, Hahn, L. PL. Zajc, Bellini, D. Gurtl, T. Uhlik, Z. Juranic, Caplet, Tournier, Offenbach.

 

14 h:

Apresentação: Orquestra Apanhei-te Cavaquinho de Cabo Frio. Maestro: Budega. Participação especial: Yerko Lorca, harpa (Brasil e Espanha)

Programa: Suíte Popular Brasileira: choro, polca, maxixe, samba, baião e frevo

 

16h:

Apresentação: Yerko Lorca, harpa (Espanha)

Programa: Yerko Fuenzalida e canções populares.

 

Entrada Franca. Capacidade do auditório: 200 lugares.

Mais informações sobre o projeto “Música no Museu” em www.musicanomuseu.com.br

 

 

De 30 de maio a 14 de setembro de 2014:

Exposição “Edição especial do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça

Marcando os dez anos do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça, realização das exposições “Inventário da Paixão – Homenagem a Marcantonio Vilaça”, reunindo obras de artistas premiados em edições anteriores (até 14 de setembro) , e “Cor, Luz e Movimento”, homenagem ao artista Abraham Palatnik (até 23 de julho).

Instituído em 2004, o Prêmio homenageia o colecionador Marcantonio Vilaça, falecido em 2000 aos 37 anos, que se empenhou com afinco a lançar e divulgar novos artistas no mercado brasileiro e internacional de arte, tendo doado diversas obras de sua coleção para museus em todo o mundo.

 

 

A partir de 17 de julho de 2014:

Lançamento do MHN no Google Open Gallery.

O MHN  integra agora o seleto grupo de museus utilizando as tecnologias do Google Open Gallery para disponibilizar duas exposições virtuais especialmente criada para computadores, celulares e tablets em sistema Android. A primeira exposição, intitulada "Museu Histórico Nacional - Um breve passeio pelo maior museu de história do Brasil" faz um tour pela exposição principal do museu, destacando algumas de suas obras. A mostra abrange desde os primeiros habitantes da terra, passando pela chegada dos portugueses, até os dias atuais

 

 

Dia 27  de junho, às 12h30m:

Concerto do Projeto “Música no Museu”

Projeto realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Apresentação:

Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

 

De 24 de julho a 28 de setembro de 2014:

Exposição “1º Bienal Sul Americana de Gravura e Arte Impressa – Rio/Córdoba 2004”

Sob a curadoria de Gerardo Torres, a Bienal reúne cerca de 230 obras de  96 artistas da Argentina, Brasil, Chile e Peru, visando refletir o panorama atual da arte gráfica sul-americana    em suas variadas formas de expressão, recursos técnicos de impressão e tendências.

 

 

Dia 25 de julho, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Apresentação:

Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

 

De 24 de julho a 28 de setembro de 2014:

Exposição “1º Bienal Sul Americana de Gravura e Arte Impressa – Rio/Córdoba 2004”

Sob a curadoria de Gerardo Torres, a Bienal reúne cerca de 230 obras de  96 artistas da Argentina, Brasil, Chile e Peru, visando refletir o panorama atual da arte gráfica sul-americana    em suas variadas formas de expressão, recursos técnicos de impressão e tendências.

 

De 28 a 30 de julho, das 10h às 18h:

Curso Introdução à conservação de têxteis”

Profa. Dra. Teresa Cristina Toledo de Paula (Museu Paulista/USP)

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com e pelos telefones  21-86142005 e 39706703.  Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

Profissionais: R$ 484,00 (2 X R$ 247,00; 3 X R$ 167,00 e 4 X R$ 126,00)

Estudantes, associados da AAMHN e servidores do Ibram:  R$ 450,00 (R$ 450,00 (2 X R$ 230,00; 3 X R$ 155,00 e 4 X R$ 117,50).

 

 

Dia 5 de agosto, das 13h30m às 17h30m:

Encontro com os Educadores

Promovido pela Divisão Educativa,  tem por objetivo apresentar aos professores e educadores o acervo do Museu Histórico Nacional, propondo uma reflexão sobre a relação educação e museus.

O encontro é gratuito, sendo emitida declaração de participação. Mais informações pelos telefones 21-32990360, 0361 ou 0362 ou através do email mhn.educacao@museus.gov.br

 

 

De 8 a 24 de agosto de 2014:

Exposição “Artesanato do Japão – Traduções e Técnicas”

Promovida pelo Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e a Fundação Japão,  em parceria com o Museu Histórico Nacional,  a exposição apresenta um recorte do artesanato atual daquele país, sob o olhar das tradições e técnicas adotadas por reconhecidos artesãos japoneses,  compartilhando a habilidade e a criatividade de seus trabalhos.

 

 

De 11 a 15  de agosto, das 10h às 13h:

Curso “Organização de acervos fotográficos”

Profa. Aline Lopes Lacerda (Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz)

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com e pelos telefones  21-86142005 e 39706703. Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

R$ 420,00 (2 X 215,00; 3 X R$ 145,00 e 4 x R$ 110,00).

Estudantes, associados da AAMHN e servidores do Ibram: R$ 387,00 ( 2 X R$ 198,50; 3 X R$ 134,00 e 4 X R$ 100,75 ).

 

 

Dia 14 de agosto, às 9h30m:

Ciclo de Palestras “Parceria em Ação – Educação Prisional e Direitos Humanos”

           Palestra com os professores Carlos Nicodemos e Marcelo Biar. Debatedor: Prof. Jenesis Genuncio. Temas:  “Exclusão Social e Violência”; “Cidadania e Direitos Humanos”. “Criminalidade Organizada” e “Escola Prisional, o que é?”.           

 

            Carlos Nicodemos, especialista em Direitos Humanos pela Universidade Complutense de Madri (Espanha) é Coordenador Executivo da ODH/Projeto Legal, Conselheiro do CONANDA/Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes e autor de diversos livros e artigos relacionados aos direitos humanos.

 

            Mestre em Serviço Social e Doutor em História, ambos pela UERJ, Marcelo Biar pesquisou o sistema penitenciário fluminense. Professor da Universidade Estácio de Sá e da rede estadual de ensino, já lecionou na Escola Professor Carlos Costa, localizada no complexo penitenciário de Bangu.

 

            A área de Projetos Sociais/MHN promove ciclo de palestras voltado para o aprimoramento de educadores sociais e coordenadores de projetos sociais. Palestras seguidas de visita às exposições em cartaz. Entrada franca. Aberto ao público em geral. Inscrições prévias na área de Projetos Sociais/MHN. Mais informações através do telefone 21-32990339 e dos emails mhn.projetossociais@museus.gov.br e projetossociaismhn@gmail.com

 

 

De 18 a 22 de agosto, das 14h às 18h: (dia 19, de 9h às 18h)

Curso “Conservação fotográfica: identificação e procedimentos básicos”

Profa. Sandra Baruki (Funarte) e convidados

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com e pelos telefones 21-86142005 e 39706703. Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

Profissionais: R$ 484,00 (2 X R$ 247,00; 3 X R$ 167,00 e 4 X R$ 126,00)

Estudantes, associados da AAMHN e servidores do Ibram:  R$ 450,00 (R$ 450,00 (2 X R$ 230,00; 3 X R$ 155,00 e 4 X R$ 117,50).

 

 

Dias 18,  19 e 20 de agosto, das 10h às 17h:

III Curso para Guias de Turismo

Promovido pela Divisão Educativa, tem por objetivo proporcionar mais conhecimento para que profissionais da área de turismo realizem visitas ao Museu Histórico Nacional. Apresentação da estrutura do Museu, concepção e montagem do circuito de exposições de longa duração, visitas guiadas às exposições e aos setores, a saber: Biblioteca, Arquivo Histórico, Laboratório de Conservação e Restauração e Reserva Técnica.

O encontro é gratuito, sendo emitida declaração de participação. Vagas limitadas.  Mais informações pelos telefones 21-32990360, 0361 ou 0362 ou através do email mhn.educacao@museus.gov.br

 

 

Dia 22 de agosto, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Apresentação:

Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

 

De 25 a 27 de agosto, das 10h às 18h:

Curso “Impressão em fine art

Prof. Millard Wesley Long Schisler

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com e pelos telefones  21-86142005 e 39706703. Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

Valor único: R$ 800,00 ( 4 X R$ 205,00 ou 5 X R$ 165,00)

 

 

Dia 4 de setembro, das 13h30m às 17h30m:

Encontro com os Educadores

Promovido pela Divisão Educativa,  tem por objetivo apresentar aos professores e educadores o acervo do Museu Histórico Nacional, propondo uma reflexão sobre a relação educação e museus, com destaque para a exposição “A Construção da Nação”.

O encontro é gratuito, sendo emitida declaração de participação. Mais informações pelos telefones 21-32990360, 0361 ou 0362 ou através do email mhn.educacao@museus.gov.br

 

 

De 8 a 12 de setembro, das 14h às 18h:

Curso  “Numismática”

Profa. Dra. Regina Elísia de Miranda Lago Bibiani (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com e pelos telefones  21-86142005 e 39706703. Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

Profissionais: R$ 465,00 (2 X R$ 237,50; 3 X R$ 160,00 e 4 x R$ 121,25)

Estudantes, associados da AAMHN e servidores do Ibram: R$ 420,00 (2 X R$ 215,00; 3 X R$ 145,00 e 4 x R$ 110,00).

 

 

De  22 a 26 de setembro, das 14h às 18h:

Curso  “Cenários de Iluminação em museus e exposições”

Profa. Mariangela de Moura

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com e pelos telefones 21-86142005  e 39706703. Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

Profissionais: R$ 465,00 (2 X R$ 237,50; 3 X R$ 160,00 e 4 x R$ 121,25)

Estudantes, associados da AAMHN e servidores do Ibram: R$ 420,00 (2 X R$ 215,00; 3 X R$ 145,00 e 4 x R$ 110,00).

 

 

Dia 26  de setembro, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Apresentação:

Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

 

Dia 26  de setembro:

Comemoração da Semana do Idoso

Realizado pelo quarto ano consecutivo, projeto inclui uma série de atividades para a terceira idade, integrando as comemorações da Semana do Idoso. Realização:  área de Projetos Sociais em parceria com o SESQV.

 

 

Dia 2 de outubro, das 13h30m às 17h30m:

Encontro com os Educadores

Promovido pela Divisão Educativa,  tem por objetivo apresentar aos professores e educadores o acervo do Museu Histórico Nacional, propondo uma reflexão sobre a relação educação e museus, com destaque para a exposição “Cidadania em Construção”.

O encontro é gratuito, sendo emitida declaração de participação. Mais informações pelos telefones 21-32990360, 0361 ou 0362 ou através do email mhn.educacao@museus.gov.br

 

 

De 14  a 16   de outubro, das 9h às 18h:

Seminário Internacional “Leopoldina e seu tempo: sociedade, política, ciência e arte no século XIX

Anualmente o Museu Histórico Nacional, em parceria com universidades, instituições culturais e de pesquisa, do Brasil e do exterior, realiza em outubro, mês de sua criação, um seminário internacional abordando temas das áreas das ciências humanas e sociais. Em 2014, iniciando o calendário das comemorações do bicentenário da chegada da primeira imperatriz do Brasil, vinda da Áustria, a ser completado em 2017, o MHN dedica o evento à reflexão e ao debate sobre d. Leopoldina e seu tempo. Procura abordar diversos temas que envolvem, não apenas análises de gênero e biográficas, mas as possibilidades e experiências de vidas em três Cortes, na Europa e nos trópicos. Vagas limitadas (200). Mais informações pelo email mhn.pesquisa@museus.gov.br ou pelo telefone (21) 3299-0338. Inscrições gratuitas. Os participantes terão direito à certificado, mediante comprovação de freqüência (75% de presença). .

 

 

De 14 de outubro a 01 de março de 2015:

Exposição "Com a palavra D.Leopoldina, Imperatriz do Brasil"

Com curadoria da historiadora Solange Godoy e cerca de 200 peças do acervo do próprio MHN, a exposição "Com a palavra D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil" aborda a infância da arquiduquesa, o casamento com d. Pedro e os compromissos assumidos em decorrência desse, a viagem da Áustria para o Brasil, a chegada ao Rio de Janeiro e as acomodações no Palácio de São Cristóvão; a missão científica, o papel político de Leopoldina, as relações familiares e a sua morte prematura aos 29 anos.

 

 

De 17 de outubro a 23 de novembro:

Exposição “40 anos Playmobil – o sorriso mais famoso de todos os tempos”

Exposição nacional comemorativa dos 40 anos da criação do brinquedo playmobil. São quase 300 metros quadrados dedicados à história do Playmobil, desde seu nascimento em 1974, na Alemanha (fruto da Crise do Petróleo), até os dias atuais. Painéis gigantes contam a evolução do brinquedo ao longo das quatro décadas no Brasil e no mundo. Peças raras nacionais ocupam as vitrines ao lado das últimas novidades da Europa. Vários dioramas recriam cenários clássicos, como uma cidade do Velho Oeste e a conquista do espaço sideral, passando pela magia do Circo e  do Mar dos Piratas.

 

 

De 13 a 15 de outubro, das 13h às 18h:

Curso “Manuseio e embalagem de obras de arte para transporte”

Profas. Cláudia Calaça e Veronica Cavalcanti (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro)

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com e pelos telefones  21-86142005 e 39706703 Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

R$ 420,00 (2 X 215,00; 3 X R$ 145,00 e 4 x R$ 110,00).

Estudantes, associados da AAMHN e servidores do Ibram: R$ 387,00 ( 2 X R$ 198,50; 3 X R$ 134,00 e 4 X R$ 100,75 ).

 

 

Dia  31 de outubro, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Apresentação:

Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

 

Dia 5 de novembro, das 13h30m às 17h30m:

Encontro com os Educadores

Promovido pela Divisão Educativa,  tem por objetivo apresentar aos professores e educadores o acervo do Museu Histórico Nacional, propondo uma reflexão sobre a relação educação e museus, com destaque para as exposições “Do Móvel ao Automóvel: Transitando pela História” e “As Moedas contam a História”.

O encontro é gratuito, sendo emitida declaração de participação. Mais informações pelos telefones 21-32990360, 0361 ou 0362 ou através do email mhn.educacao@museus.gov.br

 

 

Dia 12 de novembro, às 17h:

Lançamento do livro “Brasões de Armas – Raízes e vínculos além-mar”

A obra, de Christovão de Avila, tem especial interesse para historiadores, genealogistas, heraldistas, clérigos, pesquisadores, professores, estudantes, indianistas, produtores, turistas nacionais e estrangeiros - e todos os que tenham interesse no Brasil, sua História e sua Cultura, em todo o país e nos mais de vinte e cinco outros envolvidos. O acervo de originais dos Brasões de Armas será doado ao Museu Histórico Nacional, no dia do lançamento do Livro.

 

 

Novembro, data e horários a definir:

Curso “Montagem de exposições”

Profs. Luiz Antonelli e Cristiane João (Museu Histórico Nacional)

Mais informações pelo email makaraeducativo.mhncursos@gmail.com e pelos telefones  21-86142005 e 39706703.  Serão emitidos certificados para alunos que obtiverem freqüência mínima de 80%.

Profissionais: R$ 465,00 (2 X R$ 237,50; 3 X R$ 160,00 e 4 x R$ 121,25)

Estudantes, associados da AAMHN e servidores do Ibram: R$ 420,00 (2 X R$ 215,00; 3 X R$ 145,00 e 4 x R$ 110,00).

 

 

Dia 28 de novembro, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Apresentação:

Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

 

Dezembro, 17h :

Festa anual da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional

Cerimônia de entrega da Medalha Henrique Sérgio Gregori aos agraciados de 2014.

 

 

Dia       de dezembro, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês.

Apresentação do Quarteto “Sol de Violão”. No programa: clássicos brasileiros

Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

 

Museu Histórico Nacional

Praça Marechal Âncora, s/nº

Próximo à Praça XV

www.museuhistoriconacional.com.br

mhn.comunicacao@museus.gov.br

Telefone: 21-3299-0300

 

Aberto ao público de 3º a 6º feira, das 10h às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e dias de eleições), das 14h às 18h. Não abrimos ao público nas segundas feiras, mesmo que seja feriado.

Ingresso para exposições do Museu Histórico Nacional:
R$ 8,00 (oito reais)


Estão isentos de pagamento (mediante comprovação): crianças até cinco anos de idade; sócios do ICOM-International Council of Museum; funcionários do IBRAM e do IPHAN; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia.

 

Alunos da rede particular de ensino, portadores de necessidades especiais e seu acompanhante, e brasileiros entre 60 e 64 anos pagam a metade do valor R$ 4,00 (três reais). Ingresso família (dois adultos e dois estudantes) R$ 20,00 (vinte reais).

 

Aos domingos, a entrada é franca.