http://www.museuhistoriconacional.com.br/images/transp.gif

 

PROGRAMAÇÃO 2011

 

O Museu Histórico Nacional oferece ao visitante uma área de 9.557,32 metros quadros, englobando exposições permanentes e temporárias, Auditório, Arquivo Histórico, Biblioteca, Centro de Referência Luso-Brasileira e  pitorescos pátios internos,  além de promover, inúmeros eventos, entre cursos, seminários, exibição de vídeos, concertos musicais e atividades especiais para crianças, jovens e terceira idade.

  

Conheça as atividades programadas para 2011:

 

A partir de novembro de 2010:

Novo circuito de exposições de longa duração

Aberto o novo circuito de exposições de longa duração, compreendendo as exposições "Oreretama". "Portugueses no Mundo", "A Construção da Nação" e "Cidadania em Construção" no segundo andar.  Disponíveis, ainda, as exposições "As Moedas Contam a História" e "Coleções de Moedas, Uma Outra História", no segundo andar da Casa do Trem, e "Do Móvel ao Automóvel - Transitando pela História"

 

Até 13 de março de 2011:

Exposição "Elos da Lusofonia"           

Apresenta a arte dos países de língua portuguesa a partir da obra de artistas contemporâneos do Brasil, Portugal e Angola e a ligação com a arte ancestral africana, passando pela tradição dos povos bijagós, da Guiné Bissau; dos quiocos de Angola, e dos macondes de Moçambique, entre outros. Todos os países de língua portuguesa estão representados na exposição, que apresenta cerca de 200 obras, entre fotografias, pinturas, esculturas e gravuras de artistas que inclui também a Arte Tradicional dos países de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. A Arte Contemporânea destaca o trabalho de Agnaldo M. dos Santos (Brasil), Antonio Olé (Angola), Fernando Lemos (Portugal/Brasil), Francisco Brennand (Brasil), José Tarcísio (Brasil), José de Guimarâes (Portugal), Matias Ntundu (Moçambique), Maurino Araujo (Brasil), Mestre Didi (Brasil), Renato Spindel (Brasil) e Rubim Valentim (Brasil). Com curadoria do artista plástico e Diretor-Curador do Museu Afro Brasil, Emanoel Araújo, a exposição tem a realização do Ministério da Cultura, Instituto Brasileiro de Museus, Museu Histórico Nacional, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura.

 

Até 13 de março de 2011:

Exposição “Emanoel Araujo – Autobiografia do Gesto / Cosmogonia dos Símbolos”           

 A exposição revela a trajetória de Emanoel Araujo, um dos principais nomes da arte e da cultura brasileira. Aos 70 anos de idade, o idealizador e diretor-curador do Museu Afro Brasil (São Paulo) é reverenciado com esta exposição que apresenta a essência de um artista plural. Ele é escultor, pintor, gravador e designer gráfico. São 150 obras, entre esculturas, gravuras, relevos, xilogravuras e duas instalações: Autobiografia do Gesto e Cosmogonia dos Símbolos.  Realização do Instituto Brasileiro de Museus e Ministério da Cultura, com apoio da Imprensa Oficial de São Paulo e o patrocínio  da Companhia Vale do Rio Doce.

 

Janeiro:

Atividades para “Colônias de Férias”

A Divisão Educativa oferece uma programação de férias para grupos agendados com no mínimo de 15 crianças entre 6 e 12 anos. As atividades, que incluem apresentação de filme, visita ao circuito de exposições de longa duração e espaço para a realização de picnic (o grupo deve trazer seu próprio lanche e toalha), serão realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, durante o mês de janeiro de 2011, com início no dia 11. Os filmes a serem apresentados  são produções da Secretaria de Educação À Distância do Ministério da Educação. Com duração aproximada de 15 minutos, os temas foram selecionados de acordo com a exposições de longa duração:  “Do Móvel ao Automóvel: Transitando pela História”, “Farmácia Homeopática Teixeira Novaes”, “Oreretama”, “As Moedas Contam a História”,  “Coleção de Moedas: Uma Outra História”, “Portugueses no Mundo”, “A Construção da Nação” e “A cidadania em Construção”.Os grupos interessados deverão entrar em contato com a Divisão Educativa através dos telefones 2550-9261/62  e  ou do email mhnatividadeseducativas@gmail.com

 

24 de março, às 9h30m:

Palestra "O Direito à Cidade", com o prof. Carlos Lessa

           A área de  Projetos Sociais/MHN e a Associação Ser Cidadão, com o apoio do CRAS Renascer, núcleo Andaraí,  promovem no dia 24 de março, a partir das  9h30m, no auditório do MHN,  a palestra “O Direito à Cidade”,  com o professor  Carlos Lessa, seguida de debate com André Santos Santana,  especialista em gestão de projetos sociais,  líder comunitário e Presidente da Associação dos Moradores da Comunidade Caçapava, localizada no Rio de Janeiro. Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde lecionou Economia Brasileira, Carlos Lessa continua em atividade docente, ministrando a disciplina "Estratégia Nacional", nos cursos de Mestrado e Dourado do Programa de Engenharia de Produção;  na Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia – COPPE/UFRJ e participando do Programa de Relações Internacionais do Instituto de Economia/UFRJ. Assina, ainda, colunas nos  jornais Valor Econômico,  O Dia e  Correio Brasiliense e participa do programa Faixa Livre, na Rádio Bandeirantes, no Rio de  Janeiro.A palestra do professor Carlos Lessa abordará os seguintes temas: “O cidadão carioca”,  “A  paisagem carioca e suas memórias”,  “O direito de ir e vir”, “Educar e ser educado na cidade” e “Rio de Janeiro, uma cidade partida?”.Após a palestra, visita às exposições em cartaz.Entrada franca. Aberto a educadores sociais, coordenadores de projetos sociais e público em geral. Inscrições prévias na área de Projetos Sociais/MHN. Mais informações através do telefone 21-25509239 e dos emails Maria.roque@museus.gov.br e projetosociaismhn@gmail.com

 

Dia 25 de março, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto  realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês.  Apresentação do Duo de Flautas com Stael Malamut e Verônica Marques. Estréia mundial da obra do compositor Ernani Aguiar "Bifonia para Duas Flautas". Ainda no programa:  Villa-Lobos, César Guerra-Peixe, Henry Mancini e George Gershwin. Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br.

 

Dia 05 de abril, das 9h às 17h:

 “Encontro Museu Histórico Nacional: a educação em foco

A Divisão Educativa convida todos os educadores para o evento, que tem como objetivo apresentar o novo circuito de exposições de longa duração do Museu, bem como a proposta pedagógica do MHN, visando orientá-los no planejamento da visita e na mediação às exposições e na transmissão de conhecimento aos seus alunos.  Às 10h, palestra das profas. Lygia Segala e Marta Luzie de Oliveira Frecheiras, versando sobre “Educação e liberdade: uma reflexão acerca da história do homem ocidental”. Participação da Subsecretária de Ensino da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Profa. Helena Bomeny.  O Encontro Museu Histórico Nacional:  a educação em foco” procura contribuir, ainda,  no esclarecimento do papel do museu no aprendizado escolar e no enriquecimento  essas casas históricas podem fornecer ao currículo escolar.  Participação de profissionais que atuam na área de educação em museus para estimular um debate constante sobre este tema.            Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com  Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

 

Dia 14 de abril:

A Escola em Movimento no Museu – “Celebração do Dia do Índio

Visitas mediadas à exposição de longa duração “Oreretama”, levando os estudantes a refletir sobre a cultura indígena. A seguir, realização de oficina de cerâmica indígena, a fim de aproximá-los das práticas cotidianas do índio brasileiro. Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com  Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

           

Dia 28 de abril:

A Escola em Movimento no Museu – “Celebração do Descobrimento do Brasil e Tiradentes

Em comemoração  ao “Dia do Descobrimento do Brasil”  e ao “Dia de Tiradentes”, a Divisão Educativa realizará evento que contará com hasteamento da bandeira do Brasil  e a execução do Hino Nacional. Após o cerimonial, visita à exposição de longa duração  “Portugueses no Mundo”,  visando a reflexão sobre a colonização portuguesa no Brasil e os diversos fatos ocorridos neste período, como, por exemplo,  a Inconfidência Mineira. Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com  Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

 

Dia 29 de abril, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto  realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês.  Apresentação de Cyro Delvizio (violão) e Manuelai Camargo (soprano). No programa: Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Celeste Jaguaribe, Barrozo Netto e Alberto Costa. Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

Dia 04 de maio, das 14h às 17h:

Encontro com Educadores “Museu, um espaço de construção do saber”.

A Divisão Educativa convida todos os educadores a conhecer seu acervo e refletir sobre a relação educação e museus. Apresentação do  MHN e seu circuito de exposições de longa duração como ferramenta de estímulo ao ensino.

Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com  Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

 

 

De 16 a 22 de maio:

9ª Semana Nacional de Museus – “Museu e Memória”

Com o objetivo de intensificar a relação museu-sociedade, o Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM promove a 9ª edição da Semana Nacional de Museus,  em que instituições museológicas de todo o Brasil aproveitam a oportunidade para oferecer ao público uma programação diversificada de atividades. O Museu Histórico Nacional oferece visita  guiadas ao circuito de exposições de longa duração, oficinas de jongo, de confecção de bonecas africanas, de contação de história e de roda de capoeira. Atividades gratuitas, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com  Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

 

De 20 de maio a 26 de junho: Exposição “Brasil e a Transformação da Paisagem”, com fotografias de José Caldas.

           No âmbito do FOTORIO 2011, exposição apresenta 52 imagens impressas em grandes formatos captadas pelo fotógrafo sergipano José Caldas, que apontam para um Brasil de paisagens múltiplas e em transformação contínua, seja pela degradação do garimpo em Rondônia ou pelo ciclo natural das águas no rio Solimões. Com curadoria de Ângela Magalhães  e Nadja Peregrino a exposição apresenta ao público carioca o trabalho de José Caldas, fotógrafo de natureza com mais de 20 anos de estrada e livros publicados sobre o rio São Francisco, a mata atlântica, as serras do Cipó e da Mantiqueira, entre outros temas. Inauguração: dia 19 de maio, às 18h30m.

           

Dia 24 de naio, das 9h às 17h:

Encontro com Estudantes de Turismo “Explorando o Turismo Cultural no Museu Histórico Nacional”

A Divisão Educativa convida os estudantes e profissionais da área de Turismo a participar deste evento, que, através de palestras de profissionais da área de Turismo, estimulará  o debate sobre a relação entre museus e turismo, o potencial dos museus para o desenvolvimento do turismo cultural no Brasil e a importância do MHN enquanto equipamento turístico da cidade do Rio de Janeiro. Às 10h, palestra da professora  Karla Estelita Godoy, da Universidade Federal Fluminense,  e de Priscila e Raul Melo, da empresa Rios de História Tour Histórico.  Apresentação do novo circuito de exposições de longa duração do MHN.

Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com  Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

 

26 de maio, às 9h30m:

Palestra "Educação Prisional e Direitos Humanos", com o prof. Marcelo Biar

           A área de  Projetos Sociais/MHN e a Associação Ser Cidadão, com o apoio do CRAS Renascer, núcleo Andaraí,  promovem no dia 26 de maio, a partir das  9h30m, no auditório do MHN,  a palestra “Educação Prisional e Direitos Humanos”, com o professor Marcelo Biar. Mestre em Serviço Social pela UERJ, onde pesquisa o sistema penitenciário fluminense, Marcelo Biar é também professor da Universidade Estácio de Sá e da rede estadual de ensino, onde leciona na Escola Professor Carlos Costa, no complexo penitenciário de Bangu. A palestra abordará os seguintes temas: “Exclusão social e violência”; “Cidadania e Direitos Humanos”; “Criminalidade organizada” e “Escola prisional, o que é?”. A palestra será seguida de debate com o professor Carlos Nicodemo, especialista em direitos humanos pela Universidade Complutense de Madri, Espanha e coordenador executivo da ODH – Projeto Legal. É, ainda, membro da Coordenação Executiva do MHDH RJ, Conselheiro do CONANDA  - Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes - e autor de livros e artigos relacionados ao tema de direitos humanos, especialmente das crianças e adolescentes. Após a palestra, visita às exposições em cartaz. Entrada franca. Aberto a educadores sociais, coordenadores de projetos sociais e público em geral. Inscrições prévias na área de Projetos Sociais/MHN. Mais informações através do telefone 21-25509239 e dos emails Maria.roque@museus.gov.br e projetosociaismhn@gmail.com

 

Dia 27 de maio, às 12h30 e às 15h:

Concertos  do Projeto "Música no Museu" – VI RioHarpFestival

Projeto  realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. No mês de maio, apresentações especiais do VI RioHarpFestival, com dois concertos:

Às 12h30m:  apresentação do harpista japonês Kaori Otake. No programa: Bach, William Croft, Marcel Grandjany, Frederic Chopin e Franz Liszt.

Às 15h: apresentação do harpista do Reino Unido Benjamin Creighton. No programa: Carlos Salzedo, Grace Williams, Marcel Grandjany, William Mathias e Bernard Andres.

Mais informações em www.musicanomuseu.com.br ou www.rioharpfestival.com.br

 

Dia 02 de junho, das 14h às 17h:

Encontro com Educadores “Museu, um espaço de construção do saber”.

A Divisão Educativa convida todos os educadores a conhecer seu acervo e refletir sobre a relação educação e museus. Apresentação do  MHN e seu circuito de exposições de longa duração como ferramenta de estímulo ao ensino.

Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com  Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

 

De 06 a 10 de junho, das 14h às 17h:  

Curso “As ordens religiosas e sua identidade arquitetônica e artística no Brasil colonial”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “As ordens religiosas e sua identidade arquitetônica e artística no Brasil colonial”, com a professora Myriam Ribeiro,  tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-2550.9257/ 86142005 ou pelo e-mail mhn.cursos@museus.gov.br ou profgustavolopes@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 144,00 (três parcelas de R$ 48,00) . Estudantes e membros da AMHN -  R$ 117,00 (três parcelas de R$ 39,00).

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

Dia 24 de junho, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto  realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês.   Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

De 27 de junho a 01 de julho, das 14h às 17h:  

Curso “Conservação preventiva do patrimônio edificado: aspectos gerais”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “Conservação preventiva do patrimônio edificado: aspectos gerais”, com a professora Claudia Suely Rodrigues de Carvalho,  tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-2550.9257/ 86142005 ou pelo e-mail mhn.cursos@museus.gov.br ou profgustavolopes@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 144,00 (três parcelas de R$ 48,00) . Estudantes e membros da AMHN -  R$ 117,00 (três parcelas de R$ 39,00).

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

29 de junho, às 9h30m:

Palestra "Práticas Pedagógicas e Função Social dos Educadores no Trabalho com Adolescentes, Jovens e Adultos", com as profas. Geovana Silva e Marcia Alvarenga

           A área de  Projetos Sociais/MHN e a Associação Ser Cidadão, com o apoio do CRAS Renascer, núcleo Andaraí,  promovem no dia 29 de junho, a partir das  9h30m, no auditório do MHN,  a palestra “Práticas Pedagógicas e Função Social dos Educadores no Trabalho com Adolescentes, Jovens e Adultos”, com as professoras Geovana Silva e Márcia Alvarenga. Após a palestra, visita às exposições em cartaz. Entrada franca. Aberto a educadores sociais, coordenadores de projetos sociais e público em geral. Inscrições prévias na área de Projetos Sociais/MHN. Mais informações através do telefone 21-25509239 e dos emails Maria.roque@museus.gov.br e projetosociaismhn@gmail.com

 

De 06 a 10 de junho, das 14h às 18h:  

Curso “As ordens religiosas e sua identidade arquitetônica e artística no Brasil colonial”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “As ordens religiosas e sua identidade arquitetônica e artística no Brasil colonial”, com a professora Myriam Ribeiro,  tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-2550.9257/ 86142005 ou pelo e-mail mhn.cursos@museus.gov.br ou profgustavolopes@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 144,00 (três parcelas de R$ 48,00) . Estudantes e membros da AMHN -  R$ 117,00 (três parcelas de R$ 39,00).

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

De 04 a 08 de julho, das 14h às 17h:  

Curso “O azulejo e sua presença no Brasil”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “O azulejo e sua presença no Brasil”, com a professora Dora Monteiro e Silva de Alcântara,  tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-2550.9257/ 86142005 ou pelo e-mail mhn.cursos@museus.gov.br ou profgustavolopes@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 144,00 (três parcelas de R$ 48,00) . Estudantes e membros da AMHN -  R$ 117,00 (três parcelas de R$ 39,00).

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

De 11 A 15 de julho, das 14h às 18h:  

Curso “Iluminação de museus”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “Iluminação de museus”, com a professora Mariângela de Moura,  tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-2550.9257/ 86142005 ou pelo e-mail mhn.cursos@museus.gov.br ou profgustavolopes@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 165,00 (três parcelas de R$ 55,00) . Estudantes e membros da AMHN -  R$ 132,00 (três parcelas de R$ 44,00).

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

De 20 de julho a 11 de setembro:

Exposição Contos Preciosos de Gerardo Sacco, da Magna Grécia ao Terceiro Milênio”

           Exposição apresenta um pouco da cultura, da arte, da história e das tradições italianas, através de instalações e jóias criadas pelo artista italiano Gerardo Sacco. São seis grandes temas abordados na exposição: colares inspirados na Magna Grécia; peças em coral e ouro que fazem referência aos mitos e às lendas do mar; objetos em prata e outros materiais realizados sob a influência de instrumentos de trabalho da cultura tradicional camponesa do Mediterrâneo; obras primas e únicas; peças de arte sacra e jóias cenográficas confeccionadas para inúmeros filmes, óperas e peças teatrais, entre os quais alguns dirigidos por Zeffirelli.

 

De 25 a 29  de julho, das 14h às 18h:  

Curso “Como elaborar e divulgar trabalhos científicos”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “Como elaborar e divulgar trabalhos científicos”, com os professores Aline Montenegro Magalhães e Rafael Zamorano Bezerra,  tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-2550.9257/ 86142005 ou pelo e-mail mhn.cursos@museus.gov.br ou profgustavolopes@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 165,00 (três parcelas de R$ 55,00) . Estudantes e membros da AMHN -  R$ 132,00 (três parcelas de R$ 44,00).

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

De 26 a 29 de Julho:

Oficina com Educadores “Explorando Ângulos no Museu Histórico Nacional

A Divisão Educativa convida a todos os educadores a estabelecer um profundo diálogo interdisciplinar nos circuitos expositivos do Museu Histórico Nacional. A oficina “Explorando Ângulos no MHN” tem por objetivo estimular práticas das diferentes disciplinas do ensino formal no espaço do museu, potencializando o acervo como elemento gerador das atividades. A participação dos educadores é a fundamentação da oficina, que se sustenta na elaboração de propostas de dinâmicas de diferentes áreas de ensino nos circuitos de longa duração do Museu.   A Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com  Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

 

Dia 29 de julho, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto  realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês.  

Apresentação do  trio de flautas “BoismortierMaycon Lack, Ramon Múrcia e Felipe Marateo”. No programa, Joseph Bodin de Boismortier e Johann Matteson.

Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

Dia 02 de agosto, das 14h às 17h:

Encontro com Educadores “Museu, um espaço de construção do saber”.

A Divisão Educativa convida todos os educadores a conhecer seu acervo e refletir sobre a relação educação e museus. Apresentação do  MHN e seu circuito de exposições de longa duração como ferramenta de estímulo ao ensino.

Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com  Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

 

De 01 a 05 de agosto, das 14h às 18h:  

Curso “Preservação de acervos audiovisuais: uma abordagem gerencial”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “Preservação de acervos audiovisuais: uma abordagem gerencial”, com as professoreas Solange Zuniga e Adriana Cox Hóllos,  tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-2550.9257/ 86142005 ou pelo e-mail mhn.cursos@museus.gov.br ou profgustavolopes@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 165,00 (três parcelas de R$ 55,00) . Estudantes e membros da AMHN -  R$ 132,00 (três parcelas de R$ 44,00).

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

De 08 a 12 de agosto, das 10h às 13h:  

Curso “Organização de acervos fotográficos”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “Organização de acervos fotográficos”, com a professora Aline Lopes de Lacerda,  tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-2550.9257/ 86142005 ou pelo e-mail mhn.cursos@museus.gov.br ou profgustavolopes@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 144,00 (três parcelas de R$ 48,00) . Estudantes e membros da AMHN -  R$ 117,00 (três parcelas de R$ 39,00).

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

De 15 a 19 de agosto, das 14h às 17h:  

Curso “Conservação fotográfica: identificação e procedimentos básicos”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “Conservação fotográfica: identificação e procedimentos básicos”, com a professoraSandra Baruki,  tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-2550.9257/ 86142005 ou pelo e-mail mhn.cursos@museus.gov.br ou profgustavolopes@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 144,00 (três parcelas de R$ 48,00) . Estudantes e membros da AMHN -  R$ 117,00 (três parcelas de R$ 39,00). O aluno deverá trazer um par de luvas de helanca ou algodão para manuseio do mostruário.

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

Dia 22 de agosto (das 10h às 12h e das 14h às 17h) e  dias 23 e 24 de agosto (das 9h às 12h e 14h às 18h)  

Curso “Digitalização e arquivamento de imagens digitais”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “Digitalização e arquivamento de imagens digitais”, com o professor Millard Wesley Long Schisler, tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-2550.9257/ 86142005 ou pelo e-mail mhn.cursos@museus.gov.br ou profgustavolopes@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 231,00 (três parcelas de R$ 77,00) . Estudantes e membros da AMHN -  R$ 186,00 (três parcelas de R$ 62,00).  Não é obrigatório, mas aconselhável trazer notebook com Adobe Creative Suite nas versões 3, 4 ou 5 instaladas para melhor acompanhamento da parte mais prática.

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

Dia 25 de agosto, às 9h30m:

Palestra "Cidadania, Homofobia e Diversidade Sexual”

           A área de  Projetos Sociais/MHN e a Associação Ser Cidadão, com o apoio do CRAS Renascer, núcleo Andaraí,  promovem no dia 25 de agosto, a partir das  9h30m, no auditório do MHN,  a palestra “Cidadania, Homofobia e Diversidade Sexual” , com o professor Sérgio Camargo, assessor e chefe de gabinete da Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro. Mediação do professor Jenesis Genuncio. Após a palestra, exibição do vídeo “Levante a Sua Voz” e visita às exposições em cartaz. Entrada franca. Aberto a educadores sociais, coordenadores de projetos sociais e público em geral. Inscrições prévias na área de Projetos Sociais/MHN. Mais informações através do telefone 21-25509239 e dos emails Maria.roque@museus.gov.br e projetosociaismhn@gmail.com

 

Dia 26 de agosto, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto  realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês.  

Apresentação do “Duo de Violões –João Wilson e Sergio Ribeiro”. No programa, Anton Diabelli, Domenico Scarlatti, Eric Satie, Villa-Lobos e Enrique Granados.

Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

De 29 a 31 de agosto, das 9h às 12h e das 14h às 18h:  

Curso “Gerenciamento de riscos para o patrimônio cultural”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “Gerenciamento de riscos para o patrimônio cultural”, com o professor José Luiz Pedersoli Júnior,  tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-2550.9257/ 86142005 ou pelo e-mail mhn.cursos@museus.gov.br ou profgustavolopes@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 231,00 (três parcelas de R$ 77,00) . Estudantes e membros da AMHN -  R$ 186,00 (três parcelas de R$ 62,00).

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

Dia 01 de setembro, das 14h às 17h:

Encontro com Educadores “Museu, um espaço de construção do saber”.

A Divisão Educativa convida todos os educadores a conhecer seu acervo e refletir sobre a relação educação e museus. Apresentação do  MHN e seu circuito de exposições de longa duração como ferramenta de estímulo ao ensino.

Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com  Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

 

De 01 de setembro a 30 de outubro:

Exposição “MULHERES na Coleção do Museu Histórico Nacional”

Antecipando as comemorações da 5º Primavera dos Museus, esse ano com o tema “Mulheres, Museus e Memória”,  o MHN realiza exposição reunindo 200 itens de seu acervo relacionados ao assunto. Entre os itens expostos, escultura de Minerva,  deusa romana da sabedoria, das artes e da estratégia de guerra, mas também da misericórdia e da pátria; iconografia e peças que pertenceram a princesas, imperatrizes e nobre; rocas e máquinas de costura, utilizadas por gerações de mulheres no sustento da família;  fotografias de mulheres indígenas, indumentária e caricaturas de Rian, pseudônimo de Nair de Teffé, esposa do Presidente Hermes da Fonseca.

 

De 02 a 27 de setembro:

Exposição  Joias AuDITIONS

Trata-se do maior concurso de design de joias em ouro do mundo. No Brasil, a exposição será apresentada em Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiania e Brasília. A grande novidade das exposições são as vitrines digitais criadas pelo vídeo artista Eder Santos, que utilizou tecnologia de última geração para criar um modelo onde as jóias ganhem destaque. A imagem de uma modelo é projetada dentro da vitrine, fazendo movimentos suaves, e sobre essa imagem, que flutua dentro da caixa, está a jóia. Cada peça tem imagem e pose específicas, que seguem as fotografias do catálogo da exposição, assinado por Gringo Cardia. Promoção: AngloGold Ashanti.

 

Dias 5, 6 e 8 de setembro, das 14h às 18h e dia 9 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 18h:  

Curso “Tesouros da ourivesaria portuguesa e brasileira”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “Tesouros da ourivesaria portuguesa e brasileira”, com o professor Gonçalo de Vasconcelos e Souza,  tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-2550.9257/ 86142005 ou pelo e-mail mhn.cursos@museus.gov.br ou profgustavolopes@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 231,00 (três parcelas de R$ 77,00) . Estudantes e membros da AMHN -  R$ 186,00 (três parcelas de R$ 62,00).

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

Dia 15 de setembro:

A Escola em Movimento no Museu -  Celebração da Independência do Brasil

Em comemoração ao “Dia da Independência” , a Divisão Educativa convida para o evento, que contará com hasteamento da bandeira do Brasil  e execução do Hino Nacional. Participação da Banda de Música da Aeronáutica. Visita mediada à  exposição  de longa duração “Cidadania em Construção”, visando refletir sobre o processo de implementação e afirmação do regime republicano no Brasil. Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com  Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

 

De 19 a 25 de setembro:

5ª Primavera dos Museus

Iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM,  a Semana da Primavera tem como objetivo sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. No Museu Histórico Nacional serão realizadas as seguintes atividades:

 

Dia 21 de setembro, às 10h: 

Mesa Redonda “A Construção da Cidadania Feminina no Brasil”, com a participação da jornalista Ana Arruda Callado, da delegada Célia Rosa Silva, da Delegacia Legal da Mulher, e da escritora Mary Del Priore. Após a realização da mesa, visita guiada à exposição “MULHERES na Coleção do Museu Histórico Nacional”

 

Dia 23 de setembro, às 10h:

Mesa Redonda “Cora Coralina, quem é você?”, com a participação do prof. Mário Chagas, Diretor de Processos Museais do IBRAM, e de Marlene Gomes Vellasco, Presidente da Associação Casa de Cora Coralina. Após a realização da mesa, visita guiada à exposição “MULHERES na Coleção do Museu Histórico Nacional”.

 

Atividades gratuitas. Informações pelos telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com  Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

 

Dia 27 de setembro: 

Evento:  “Semana do Idoso”

A área de Projetos Sociais/MHN e a Casa Dercy Gonçalves promovem atividades para comemorar a semana do idoso, com apoio das Casas de Convivência da Secretaria de Envelhecimento Saudável eQualidade de Vida/Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

13h:  Abertura do evento no Auditório, com a presença da Diretora do MHN, Vera Tostes, e da Coordenadora Técnica do Serviço Social da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida/Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Flávia Furtado;

13h30m: Palestra “O Idoso e o Imaginário Social”, com o professor e assistente social Dimas Silveira Lindo, da Universidade da Terceira Idade Veiga de Almeida;

14h: Apresentação do Coral de Jovens da Ong SerCidadão, sob a regência do Maestro Obadia Rocha;

14h30m: Apresentação do “Momento da Fama”, com o músico Henrique Rodrigues e cantores das Casas de Convivência;

16h:  Visita mediada às exposições

Mais informações através do telefone 21-25509239 e do email projetossociaismhn@gmail.com

 

Dia 30 de setembro, às 10h e às 14h:

Projeto “Vestibulando no Museu Histórico Nacional

Em parceria com diversos professores de cursos pré-vestibular, a Divisão Educativa realiza evento que aproxima estudantes que prestarão vestibular do MHN, trabalhando, a partir do acervo e das exposições de longa duração,  questões similares à prova do ENEM. Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com  Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

 

Dia 30 de setembro, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto  realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês.   Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

De 03 a 05  de outubro, das 9h às 18h:

Seminário Internacional “Coleções e Colecionadores: a polissemia das práticas”

Anualmente o MHN com o apoio do IBRAM/Instituto Brasileiro de Museus e parceria com universidades, instituições  culturais e de pesquisa, do Brasil e do exterior, realiza em outubro, mês de sua criação, um seminário internacional abordando temas das áreas das ciências humanas e sociais. Em 2011, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro/IHGB, o seminário terá como tema “Coleções e Colecionadores: a polissemia das práticas”.

Inscrições gratuitas no próprio local, no dia 3 de outubro, às 9h. Os participantes terão direito à certificado, mediante comprovação de freqüência (75% de presença).

 

Dia 05 de outubro, das 14h às 17h:

Encontro com Educadores “Museu, um espaço de construção do saber”.

A Divisão Educativa convida todos os educadores a conhecer seu acervo e refletir sobre a relação educação e museus. Apresentação do  MHN e seu circuito de exposições de longa duração como ferramenta de estímulo ao ensino.

Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com  Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

 

De 06 de outubro 25 de novembro:

Exposição “Percurso Gráfico - 50 anos da arte de Clécio Penedo"

Retrospectiva da obra de Clécio Penedo (1936 – 2004), um dos mais conceituados nomes do desenho brasileiro contemporâneo, no âmbito das comemorações dos 75 anos do nascimento do artista. Promoção do Instituto Cultural Clécio Penedo. A exposição engloba 120 obras, produzidas ao longo de 50 anos de atividades, organizadas e divididas em 14 séries. Com mais de 30 exposições individuais e 40 coletivas no Brasil e no exterior, Clécio Penedo teve sua carreira marcada pela preocupação social. O Museu Histórico Nacional possui a obra do artista “Colonização e Dependência”, que pode ser apreciada na exposição “Cidadania em Construção”. Dia 19 de outubro, às 14h, Mesa Redonda "Percurso Gráfico - 50 anos da arte de Clécio Penedo", com a participação de André Luiz Faria Couto, Geraldo Édson Andrade, Ronaldo Auad Moreira e Solange Godoy, com mediação de Edson Borges. Entrada franca.

 

Dia 12 de outubro à 07 de novembro:

Exposição “Mostra Welasco de Móveis - Madeiras resgatadas para uma segunda vida de arte e encantamento”

Cerca de 20 peças, que apresentam a madeira como principal elemento de composição, criadas pelo arquiteto Paulo Fernando Gomes. São mesas, cadeiras, aparadores, peças de mobiliário em geral, que ganham vida a partir do uso consciente da madeira; do resgate e reaproveitamento deste material, encontrado em grande parte na iminência do desaparecimento. O arquiteto tem como primícias o reaproveitamento de materiais e a preservação do meio, encontrando na cidade do Rio de Janeiro sua fonte de inspiração: “Rio é sinônimo de alegria e descontração, mas sinaliza também cuidado e responsabilidade ambiental. Em todos os lugares, podemos transformar hábitos de desperdício e avançar no trato com esta natureza tão generosa, mas sensível”, defende Paulo Fernando Gomes. Mais informações em www.welasco.com.br.

 

Dia 20 de outubro, às 10h e às 14h:

A Escola em Movimento no Museu -  Celebração do Dia das Crianças e do Professor

Em comemoração ao “Dia das Crianças” e ao “Dia do Professor”,  a Divisão Educativa realiza apresentação teatral para o público infantil. Visita mediada às exposições de longa duração do MHN. Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com  Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

 

Dia 27 de outubro, às 9h30m:

Palestra "Educação, Cultura e Direitos Humanos na Cidade”

           A área de  Projetos Sociais/MHN e a Associação Ser Cidadão, com o apoio do CRAS Renascer, núcleo Andaraí,  promovem no dia 27 de outubro, a partir das  9h30m, no auditório do MHN,  a palestra “Educação, Cultura e Direitos Humanos na Cidade”, com os professores Jailson De Souza e Silva e Cleisla Vilela Vilara. Após a palestra, visita às exposições em cartaz. Entrada franca. Aberto a educadores sociais, coordenadores de projetos sociais e público em geral. Inscrições prévias na área de Projetos Sociais/MHN. Mais informações através do telefone 21-25509239 e dos emails Maria.roque@museus.gov.br e projetosociaismhn@gmail.com

 

Dia 28 de outubro, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto  realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês.   Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

Dia 04 de novembro, das 14h às 17h:

Encontro com Educadores “Museu, um espaço de construção do saber”.

A Divisão Educativa convida todos os educadores a conhecer seu acervo e refletir sobre a relação educação e museus. Apresentação do  MHN e seu circuito de exposições de longa duração como ferramenta de estímulo ao ensino.

Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com  Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

 

Dia 17 de novembro, às 14h:

A Escola em Movimento no Museu - “Celebração da Proclamação da República e Dia da Bandeira”.

Em comemoração ao “Dia da Proclamação da República” e ao “Dia da Bandeira”, a Divisão Educativa do MHN realiza evento, que contará com hasteamento da bandeira do Brasil  e execução do Hino Nacional.  Visita mediada à  exposição de longa duração “Cidadania em Construção”, visando refletir sobre o processo de implementação e afirmação do regime republicano no Brasil. Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com  Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

 

De 23 de novembro a 22 de março de 2012:

Exposição “Água”

A exposição busca transformar definitivamente a percepção e o modo como o público utiliza os recursos hídricos, ao evidenciar os problemas relacionados à qualidade e à disponibilidade da água que a sociedade e os ecossistemas enfrentam. Seguindo a tendência mundial dos principais museus, a exposição tem como objetivo promover a cultura científica por meio de interatividade, atividades relacionadas ao cotidiano dos visitantes com o tema água, demonstrando que Ciência é assunto acessível e imprescindível a todos os segmentos sociais. Com curadoria artística de Marcello Dantas e curadoria científica de Gustavo Accacio e Mário D. Domingos, a exposição enfatiza o que a água representa para o Brasil e seu povo, detentores do maior manancial do globo. A exposição, idealizada e realizada pelo Instituto Sangari, tem o patrocínio da IBM e o co-patrocínio da AMIL e do Movimento Ctan da AMBEV.

 

Dia 24 de novembro:

A Escola em Movimento no Museu - “Celebração do Dia da Consciência Negra

Para comemorar o “Dia da Consciência Negra”, a  Divisão Educativa realiza evento, que contará com uma atividade lúdica abordando aspectos da cultura afro-brasileira. Visita mediada ao circuito de exposições de longa duração, destacando  o papel e as contribuições do negro para a sociedade brasileira. Atividade gratuita, mediante agendamento: telefones 21- 2550-9261/62 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com  Os participantes terão direito a uma declaração de participação.

 

Dia 25 de novembro, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto  realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês.   Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

De 8 de novembro, às 11h

Entrega da Medalha Henrique Sérgio Gregori e inauguração da exposição "Tristeza do Infinito"

Entrega pela Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional da Medalha Henrique Sérgio Gregori aos agraciados de 2011 e inauguração da exposição "Tristeza do infinito”, que conta com o apoio da AAMHN.

 

De 8 de dezembro a 26 de fevereiro de 2012

Exposição “Tristeza do Infinito”

Apresentação de 30 obras óleo sobre tela em formatos variados, criadas pelo artista plástico e restaurador Luiz Fernando Abreu sob a inspiração da leitura de textos poéticos de Cruz e Souza, transformando a leitura em ação, através de desenhos, composições, sobreposições, transparências e figuras que falam, sentem e transmitem ao expectador a “tristeza do infinito”.

 

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL

Praça Marechal Âncora s/nº  Centro

Próximo à Praça XV - Rio de Janeiro RJ

Tel:  21.25509224 / 25509220

 

Horários :
De 3ª a 6ª feira,  das 10h às 17h30m
Fechado às 2ª feiras
Sábados, Domingos e Feriados - das 14:00h às 18:00 h


Ingresso: R$ 6,00 (seis reais)
Estão isentos de pagamento (mediante comprovação): crianças até cinco anos de idade; sócios do ICOM-International Council of Museum; funcionários do IPHAN; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia. Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros maiores de 60 anos e menores de 65 anos pagam a metade do valor. Aos domingos, a entrada é franca.

 

www.museuhistoriconacional.com.br

mhn02@visualnet.com.br