http://www.museuhistoriconacional.com.br/images/transp.gif

PROGRAMAÇÃO 2010

 

O Museu Histórico Nacional oferece ao visitante uma área de 9.557,32 metros quadros, englobando exposições permanentes e temporárias, Auditório, Arquivo Histórico, Biblioteca, Centro de Referência Luso-Brasileira e  pitorescos pátios internos,  além de promover, inúmeros eventos, entre cursos, seminários, exibição de vídeos, concertos musicais e atividades especiais para crianças, jovens e terceira idade.

  

Conheça as atividades programadas para 2010:

 

Até 17 de janeiro:

Exposição "DAJA - esculturas e relevos"           

A exposição reúne 40 esculturas e relevos da artista plástica DAJA, Dirce de Assis Cavalcanti. As obras retratam o nu, sobretudo o feminino. De renome internacional,  DAJA já participou de inúmeras exposições individuais e coletivas em diversos países, tais como China, Estados Unidos, França e México.

 

Até 12 de fevereiro:

Exposição “A Sedução do Oriente: A Arte asiática na coleção do Museu Histórico Nacional”

Esta exposição marca a realização de uma grande mostra anual  com acervo da própria instituição e apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional, visando apresentar ao público coleções importantes há muito tempo longe do olhar dos visitantes. “A Sedução do Oriente: A arte asiática na coleção do Museu Histórico Nacional” reúne serviços de porcelana, moedas, indumentária, armas,  desenhos, mobiliário e esculturas provenientes do oriente – China, Japão, Coréia, Índia e até mesmo da antiga Pérsia (atual Irã) – de inegável valor estético e histórico, que expressam o fascínio e a curiosidade que as civilizações do Oriente exerceram sobre Brasil desde o período colonial.

 

Dia 29 de janeiro, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto  realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês.  Apresentação do Duo de Flautas com Stael Malamut e Verônica Marques. No programa: Haydn,  Villa-Lobos, César Guerra-Peixe, Mancini e George Gershwin. Entrada franca.

Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

Dia 26 de fevereiro, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto  realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês.  Apresentação do Grupo de Cordas Douradas, com Newton Nazareth, José Euclides, José Vital da Rocha e Almir de Moura. No programa: Mello, Henriques, Pereira, Villa-Lobos e B. Powell. Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

A partir de 17 de março:  

Exposição “Portugueses no Mundo”

Dando continuidade ao projeto de modernização do Museu Histórico Nacional, abertura ao público de duas novas galerias  do circuito de exposição de longa duração “Portugueses no Mundo”, destacando o período da União Ibérica, quando Portugal e Espanha foram governados pela mesma Coroa,  a presença francesa e holandesa no Brasil dos séculos XVI e XVII, a expansão territorial da então colônia, a exploração do ouro e do diamante nas Minas Gerais e seu reflexo na estética do Barroco, com o aumento do número de Igrejas, irmandades e produção de imaginária religiosa cristã. Complementando a mostra, uma linha do tempo ilustrada apresenta as riquezas da terra, desde o ouro até o petróleo a ser extraído do pré-sal.

Essas novas galerias dão seqüência à exposição “Oreretama”, que aborda a pré-história brasileira e os habitantes da terra antes da chegada do europeu e a primeira galeria de “Portugueses no Mundo”, que apresenta, com importantes peças do acervo do Museu e recursos multimídia, a expansão portuguesa através das grandes navegações, com ênfase na colonização do Brasil. Destaque para a leitura da Carta de Caminha, na voz do inesquecível ator brasileiro Paulo Autran, as obras em 3D do artista contemporâneo Carlos Vergara sobre as Missões Jesuíticas e a maquete de um engenho de açúcar do artista popular Antonio de Oliveira.

Confira também a Farmácia Homeopática Teixeira Novaes, cuja nova museografia e iluminação valorizam ainda mais a beleza e importância histórica da farmácia que funcionou no centro do Rio de Janeiro até 1983, quando foi desmontada pela Fundação Roberto Marinho e posteriormente doada ao MHN.

 

Dia 26 de março, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto  realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês.

Apresentação do Duo Lovelock, com Jorge Santos (violão) e Michel Lvelock (flauta). No programa, Gabriel Faure, Jacque Ibert, F. Poulenc, Villa-Lobos, Francisco Mignone, Sergio Roberto de Oliveira, Joaquim Rodrigo e Piazzolla. Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

Dia 30  de março, das 14h às 17h30m:

Encontro com Educadores: “Museu, um espaço de construção do saber”

O MHN convida todos os educadores a conhecer seu acervo e refletir sobre a relação educação e museus. Apresentação do museu e de seus diferentes circuitos de exposições de longa duração como ferramenta de estímulo ao ensino. Atividade gratuita, com emissão de “declaração de participação”. Inscrições no setor educativo:  tel. 21-25509260/61 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com

 

De 07 de abril a 6 de junho:

Exposição “Einstein”

Exposição sobre o legado científico e cultural do físico alemão Albert Einstein, adaptada e ampliada a partir de uma mostra concebida pelo American Museum of Natural History, em Nova York. As instalações exibem objetos pessoais, fotos, fac-símiles de cartas e manuscritos e máquinas interativas. Projeção de filmes em 3-D, explicando as teorias da relatividade. Há também brinquedos mostrando movimentos dos átomos e princípios da física quântica. A exposição registra, ainda, a passagem de Einstein pelo Brasil em 1925.

Promoção:  Instituto Sangari Patrocínio:  IBM Brasil e Banco Bradesco

 

De 19 de abril a 6 de junho:

Exposição “Centenário de Tancredo Neves”

Organizada pela Fundação Tancredo Neves com o apoio da Oi Futuro, a exposição reúne fotos, documentos e peças significativas que revelam a trajetória do advogado e político brasileiro, da infância nas Minas Gerais à morte em São Paulo em 1985.

Nascido a 4 de março de 1910 em São João Del Rey, Tancredo Neves exerceu uma brilhante carreira política, tendo sido eleito e reeleito muitas vezes como deputado estadual e federal. No Governo Vargas foi Ministro da Justiça e Negócios Interiores e no final da década de 1950, Secretário de Finanças de Minas Gerais. Um dos mais importantes líderes do então MDB, do qual foi Senador, fundou, ainda, o Partido Popular. Em 1983, ingressou no PMDB e foi eleito Governador de Minas Gerais. Lutou pelas eleições “Diretas Já” e com a derrota da emenda Dante de Oliveira, foi escolhido para representar uma coligação de partidos de oposição na Aliança Democrática. Com o Senador José Sarney como vice, Tancredo Neves foi eleito Presidente do Brasil pelo Colégio Eleitoral em 15 de janeiro de 1985. Na véspera da posse, no entanto, foi internado e faleceu sem assumir o cargo.

 

Dia 28 de abril, das 14h às 17h30m:

Encontro com Educadores: “Museu, um espaço de construção do saber”

O MHN convida todos os educadores a conhecer seu acervo e refletir sobre a relação educação e museus. Apresentação do museu e de seus diferentes circuitos de exposições de longa duração como ferramenta de estímulo ao ensino. Atividade gratuita, com emissão de “declaração de participação”.  Inscrições no setor educativo:  tel. 21-25509260/61 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com

 

Dia 30 de abril, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto  realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Apresentação do Quarteto Carioca, com Thatiana Silva, Hugo Stutz, Adilson José Alves e Yuri Lima Pereira. No programa: Mozart, Handel, Carlos Gomes e Haidyn. Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

Dia 30 de abril, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto  realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Apresentação do Quarteto Carioca, com Thatiana Silva, Hugo Stutz, Adilson José Alves e Yuri Lima Pereira. No programa: Mozart, Handel, Carlos Gomes e Haidyn. Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

Dia 19 de maio, às 14h:

Semana de Museus – Apresentação Musical

No âmbito das comemorações da Semana de Museus, esse ano com o tema Museus para Harmonia Social”, apresentação da “História Através da Música”. Após a apresentação, visita monitorada ao circuito de exposição. Apoio do IBRAM. Entrada franca.

 

Dia 20 de maio, às 14h:

Semana de Museus – Seminário Permanente do CERLUB

No âmbito das comemorações da Semana de Museus,  lançamento do Seminário Permanente do Cerlub de 2010, com a realização da palestra “Museus para Harmonia Social” pelo Prof. Dr. João Pacheco de Oliveira Filho, professor titular de Antropologia da UFRJ e curador científico das coleções etnográficas do Museu Nacional.

As demais palestras do Seminário Permanente ocorrerão nos dias 19 de agosto e 25 de novembro.

Apoio do IBRAM/Departamento de Processos Museais e Coordenação de Museologia Social e Educação.

Entrada franca. Serão conferidos certificados aos participantes que comparecerem a pelo menos dois encontros. Mais informações pelo telefone 21-25509257 ou através do email seminariopermanentemhn@gmail.com.

Na ocasião, lançamento do Livro do Seminário Internacional “Museus e Comunicação – Exposições como objeto de estudo”

 

Dia 21 de maio, às 14h:

Semana de Museus – Apresentação de peça teatral

No âmbito das comemorações da Semana de Museus, esse ano com o tema “Museus para Harmonia Social”, apresentação da peça “Miscelânea Carioca”.  Após a apresentação, visita monitorada ao circuito de exposição. Apoio do IBRAM. Entrada franca.

 

De 25 a 28 de maio, às 10h30 e às 15h:

Concertos  do Projeto "Música no Museu" – Festival de Harpas

Projeto  realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. No mês de maio, apresentações especiais do Festival de Harpas.

Dia 25, às 10h30:  Baltazar Juarez (México)

Dia 25, às 15h: Tine Rehling (harpa), Mikkel Nordso (guitarra) e Ole Theill – Indian Tablas (Dinamarca)

Dia 26, às 10h30: Kaori Otake (Japão)

Dia 26, às 15h: Kumiko Inoue, Etsuko Chida e Kyoko Okuda (Japão)

Dia 27, às 10h30: Sandra Acquaviva e Arianna Ruiz (Argentina)

Dia 27, às 15h: Kumiko Inoue, Etsuko Chida e Kyoko Okuda (Japão)

Dia 28, às 10h; Rutt Bennett (México)

Dia 28, às 15h: Gilda Dettori (Itália ) e Maria Celia Machado (Brasil)

Entrada franca. 

Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

De 07 a 10 de junho, das 14h às 18h:  

Curso “Barroco e Rococó nas Igrejas do Rio de Janeiro”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “Barroco e Rococó nas Igrejas do Rio de Janeiro”, com a professora Myriam Ribeiro,  tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-25509260 / 92436153 ou pelo e-mail vandagranato@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 150,00 (três parcelas de R$ 50,00) . Estudantes e membros da AMHN -  R$ 120,00 (três parcelas de R$ 40,00). No sábado, dia 12, visita a Igrejas de Ouro Preto (transporte não incluído no valor do curso).

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

De 8 A 10 de junho:

Simpósio Internacional “Museus, Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental”

Numa parceria IBRAM e Museu da Vida/COC/Fiocruz , com o apoio do CNPq e do Museu Histórico Nacional, simpósio internacional integra a programação do “Ano Internacional da Biodiversidade”, visando refletir sobre os desafios e problemas a serem enfrentados pela Humanidade no que diz respeito à conservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Mais informações em www.museologia.org.br/simposio.

 

Dia 11 de junho, das 14h às 17h30m:

Encontro “Explorando o Turismo Cultural no MHN”

O MHN convida todos os estudantes e profissionais da área de turismo a conhecer seu acervo e analisar o espaço enquanto instrumento de divulgação do patrimônio nacional.  Atividade gratuita, com emissão de “declaração de participação”. Inscrições no setor educativo:  tel. 21-25509260/61 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com

 

De 12 a 14  de junho:

Reunião Internacional do Programa de Educação Científica

Numa promoção da Rede Interamericana de Academias de Ciência e apoio da Academia Brasileira de Ciências, a reunião internacional do “Programa de Educação Científica”  tem por objetivo mobilizar as academias de ciências das Américas para que contribuam efetivamente para o aprimoramento do ensino de ciências nas escolas. Mais informações em www.abc.org.br

 

De 14 a 18 de junho, das 14h às 18h:  

Curso “Introdução à Conservação de Têxteis”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “Introdução à Conservação de Têxteis”, com a professora Teresa Cristina Toledo de Paula,  tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-25509260 / 92436153 ou pelo e-mail vandagranato@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 210,00 (três parcelas de R$ 70,00)  Estudantes e membros da AMHN -  R$ 168,00 (três parcelas de R$ 56,00).

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

De 21 a 25 de junho, das 14h às 18h:  

Curso “Iluminação de Museus”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “Iluminação de Museus”, com a professora Mariângela de Moura,  tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-25509260 / 92436153 ou pelo e-mail vandagranato@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 150,00 (três parcelas de R$ 50,00) . Estudantes e membros da AMHN -  R$ 120,00 (três parcelas de R$ 40,00).

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

Dia 25 de junho: Devido ao jogo do Brasil na Copa do Mundo, não haverá o

Concerto do Projeto "Música no Museu"

 

De 6 a 20 de julho:  

Exposição “Paralelo Nippon: Arquitetura Japonesa – 1996-2006”

Exposição reúne 124 obras, entre fotografias, maquetes e origamis arquitetônicos. A mostra é dividida em quatro núcleos distintos, abordando a cidade, o centro e a periferia; a vida, do nascimento ao funeral; a cultura e o meio ambiente e a questão da moradia, adapatação ou afastamento? Organização da Fundação Japão com a cooperação do Instituto de Arquitetura do Japão e apoio do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro.

 

De 19 a 23  julho, das 14h às 17h:  

Curso “Jóias de Afeto: Um Estudo sobre a Sociedade Vitoriana”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “Joías de Afeto: Um Estudo sobre a Sociedade Vitoriana”, com a professora Irina Aragão,  tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-25509260 / 92436153 ou pelo e-mail vandagranato@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 130,00 (duas parcelas de R$ 65,00) . Estudantes e membros da AMHN -  R$ 104,00 (duas parcelas de R$ 52,00).

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

De 26 a 30 de julho, das 14h às 18h:  

Curso “Preservação de Acervos Audiovisuais: Uma Abordagem Gerencial”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “Preservação de Acervos Audiovisuais: Uma Abordagem Gerencial”, com os professores Solange Zuniga, Adriana Cox  Hollós e outros especialistas convidados,  tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-25509260 / 92436153 ou pelo e-mail vandagranato@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 150,00 (três parcelas de R$ 50,00) . Estudantes e membros da AMHN -  R$ 120,00 (três parcelas de R$ 40,00).

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

Dia 30 de julho, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto  realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

De 2 a 6 de agosto, das 14h às 18h:  

Curso “Acondicionamento de Obra de Arte Sobre Papel: Reserva Técnica e Exposição”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “Acondicionamento de Obra de Arte Sobre Papel: Reserva Técnica e Exposição”, com o professor Ivan Coelho de Sá, tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-25509260 / 92436153 ou pelo e-mail vandagranato@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 150,00 (três parcelas de R$ 50,00) . Estudantes e membros da AMHN - R$ 120,00 (três parcelas de R$ 40,00).

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

De 11 a 13 de agosto:  

Seminário Internacional de “Riscos ao Patrimônio Cultural – Avaliação, Prevenção, Salvaguarda”

Evento comemorativo dos 30 anos da ABRACOR/Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais. Apoio: Museu Histórico Nacional.  Inscrições de 21 de junho a 28 de julho. Mais informações através do telefone 21-99160593 ou do email seminarioabracor@gmail.com

 

De 9 a 13 de agosto,  das 14h às 17h:  

Curso “O Azulejo na Arquitetura Brasileira”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “O Azulejo na Arquitetura Brasileira”, com a professora Dora Monteiro e Silva de Alcântara,  tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-25509260 / 92436153 ou pelo e-mail vandagranato@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 130,00 (duas parcelas de R$ 65,00). Estudantes e membros da AMHN -  R$ 104,00 (duas parcelas de R$ 52,00).

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

Dia 19 de agosto, às 14h:

Seminário Permanente do CERLUB

Seminário Permanente do Cerlub de 2010, com o tema “Museus para Harmonia Social”.

Mesa Redonda “Musealização do espaço urbano e harmonia social”, com as professoras Ceça Guimaraens, arquiteta, pós-doutora pela New York University, doutoranda em museologia pela Universidade Lusófona e professora associada do Proarq/UFRJ) e Marlucia Santos de Souza, mestre em História pela UFF, coordenadora do Centro de Referência Patrimonial e Histórica do Município de Duque de Caxias e professora de rede pública estadual. Coordenação da historiadora Marcelle Pereira, mestre em museologia pelo PPMUS/Unirio e coordenadora de Museologia e Social e Educação do IBRAM.

Na ocasião, será lançado o livro "Contando histórias da Terra do Sol", de Regina Cláudia Oliveira da Silva, uma crítica literária sobre a obra regionalista de ficção de Gustavo Barroso.

No dia 20 de agosto, das 9h às 13h, será realizada a Oficina “Museu, Memória e Cidadania”.

Apoio do IBRAM/Departamento de Processos Museais e Coordenação de Museologia Social e Educação.  Realizado em três etapas: 20 de maio, 19 de agosto e 25 de novembro.

Entrada franca. Serão conferidos certificados aos participantes que comparecerem a pelo menos dois encontros. Mais informações pelo telefone 21-25509257 ou através do email seminariopermanentemhn@gmail.com

 

De 23 a 27 de agosto, das 14 às 18h:  

Curso “Montagem de Exposições”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “Montagem de Exposições”, com os professores Cristiane Ramos João, Luís Carlos Antonelli Lacerda e Maurício Marinho Alves de Castilho,  tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-25509260 / 92436153 ou pelo e-mail vandagranato@yahoo.com.br

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

Dia 27 de agosto, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto  realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

De 30 de agosto a 03 de setembro, das 14h às 18h:  

Curso “Preservação do Patrimônio Cultural: Temas Contemporâneos”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “Preservação do Patrimônio Cultural: Temas Contemporâneos”, com a professora Cláudia S. Rodrigues de Carvalho,  tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-25509260 / 92436153 ou pelo e-mail vandagranato@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 150,00 (três parcelas de R$ 50,00) . Estudantes e membros da AMHN -  R$ 120,00 (três parcelas de R$ 40,00) . Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

Dia  31 de agosto, das 14h às 17h30m:

Encontro com Educadores: “Museu, um espaço de construção do saber”

O MHN convida todos os educadores a conhecer seu acervo e refletir sobre a relação educação e museus. Apresentação do museu e de seus diferentes circuitos de exposições de longa duração como ferramenta de estímulo ao ensino. Atividade gratuita, com emissão de “declaração de participação”. Inscrições no setor educativo:  tel. 21-25509260/61 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com

Dia 10 de setembro, das 14h às 17h30m:

Projeto “Vestibulando no MHN”

O setor educativo do MHN, buscando a aproximação entre estudantes que prestarão vestibular e o espaço do Museu ,  promove atividades para estimular o contato entre esses estudantes e o patrimônio histórico nacional a partir de questões relativas à prova do Exame Nacional do Ensino Médio. A dinâmica é gratuita. Inscrições no setor educativo:  tel. 21-25509260/61 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com

 

De 13 a 17 de setembro, das 14h às 17h:  

Curso “Organização de Acervos Fotográficos”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “Organização de Acervos Fotográficos”, com a professora Aline Lopes de Lacerda,  tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-25509260 / 92436153 ou pelo e-mail vandagranato@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 130,00 (duas parcelas de R$ 65,00) Estudantes e membros da AMHN - R$ 104,00 (duas parcelas de R$ 52,00).

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

De 20 a 22 de setembro, das 10h às 18h:  

Curso “Introdução à Conservação Fotográfica: Identificação e Procedimentos Básicos”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “Introdução à Conservação Fotográfica: Identificação e Procedimentos Básicos”, com as professoras Clara Mosciaro e Sandra Baruki,  tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-25509260 / 92436153 ou pelo e-mail vandagranato@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 150,00 (três  parcelas de R$ 50,00) . Estudantes e membros da AMHN -  R$ 120,00 (três parcelas de R$ 40,00).

Vagas limitadas a 25 pessoas (O aluno deve levar um par de luvas de helanca ou de algodão para o manuseio de mostruário).

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

Dia 24 de setembro, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto  realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

De 27 a 29 de setembro, das 9 às 18h:  

Curso “Digitalização e Arquivamento de Imagens Digitais”

No âmbito da programação de cursos do Museu Histórico Nacional, realização do curso “Digitalização e Arquivamento de Imagens Digitais”, com o professor Millard Wesley Long Schisler, tendo por objetivo contribuir para a capacitação e aprimoramento técnico de museólogos, estudantes e de outros profissionais que atuam em museus e instituições afins. Mais informações pelos telefones 21-25509260 / 92436153 ou pelo e-mail vandagranato@yahoo.com.br

Valor da inscrição: Profissionais - R$ 210,00 (três parcelas de R$ 70,00). Estudantes e membros da AMHN -  R$ 168,00 (três parcelas de R$ 56,00).

Serão conferidos certificados aos participantes com no mínimo 80% de presença.

 

De 28 de setembro a 28 de novembro:

Exposição “Pioneiros & Empreendedores – A Saga do Desenvolvimento no Brasil”

Exposição apresenta as trajetórias biográficas de 24 empresários que atuaram no Brasil nos dois últimos séculos, tendo por objetivos principais valorizar a memória do empreendorismo pioneiro, elucidar características pedagógicas do pioneirismo e suas respectivas repercussões contemporâneas e ainda aproximar a pedagogia empreendedora de um público amplo, mais especificamente o segmento juvenil-universitário.

A exposição é baseada no projeto editorial homônimo, de autoria do Prof. Dr. Jacques Marcovitch, também mentor e curador da mesma. Concepção museológica da Profa. Maria Cristina Bruno e desenvolvimento e coordenação geral da EXPOMUS – Exposições, Museus, Projetos Culturais.

 

Dia 29 de setembro, das 14h às 17h30m:

Encontro com Educadores: “Museu, um espaço de construção do saber”

O MHN convida todos os educadores a conhecer seu acervo e refletir sobre a relação educação e museus. Apresentação do museu e de seus diferentes circuitos de exposições de longa duração como ferramenta de estímulo ao ensino. Atividade gratuita, com emissão de “declaração de participação”. Inscrições no setor educativo:  tel. 21-25509260/61 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com

 

De 04 a 07 de outubro:

Seminário Internacional "Museus Nacionais e os desafios do contemporâneo"

Anualmente o MHN com o apoio do IBRAM/Instituto Brasileiro de Museus e parceria com universidades, instituições culturais e de pesquisa, do Brasil  e do exterior, realiza em outubro, mês de sua criação, um seminário internacional abordando temas das áreas das ciências humanas e sociais.

O tema desse ano procura criar espaço para a reflexão e o debate sobre as escolhas, os caminhos e as experiências dos museus nacionais, visando, inclusive, o estabelecimento de novas diretrizes. As inscrições abertas no Museu Histórico Nacional/Assessoria de Comunicação de 20 a 24 de setembro, das 10h30 às 16h30. Informações pelos telefones: (0XX21) 25509220/ 25509242/25509243 ou pelo e-mail: mhn.comunicacao@museus.gov.br   Valor da inscrição: R$ 50,00. Desconto de 50% na taxa de inscrição para estudantes, funcionários do IBRAM e do IPHAN e membros da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional. Os participantes terão direito à certificado, mediante comprovação de freqüência (75% de presença).

 

Dia 21 de outubro, das 14h às 17h30m:

Encontro com Estudante de Turismo”

O MHN convida todos os estudantes e profissionais da área de turismo a conhecer seu acervo e analisar o espaço enquanto instrumento de divulgação do patrimônio nacional.  Atividade gratuita, com emissão de “declaração de participação”. Inscrições no setor educativo:  tel. 21-25509260/61 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com

 

Dia 23 de outubro, das 12 às 17h:

Encontro de Ex-Alunos dos Cursos da Área de Projetos Sociais

Encontro anual de ex-alunos dos cursos promovidos pela área de Projetos Sociais em conjunto com a Associação Ser Cidadão. Palestras, oficinas, atividades musicais propiciam momentos de confraternização entre os jovens. Mais informações pelo telefone 21-25509239 ou pelo e-mail projetossociaismhn@gmail.com

 

Dia 28 de outubro, das 14h às 17h30m:

Encontro com Educadores: “Museu, um espaço de construção do saber”

O MHN convida todos os educadores a conhecer seu acervo e refletir sobre a relação educação e museus. Apresentação do museu e de seus diferentes circuitos de exposições de longa duração como ferramenta de estímulo ao ensino. Atividade gratuita, com emissão de “declaração de participação”. Inscrições no setor educativo:  tel. 21-25509260/61 ou pelo e-mail mhnatividadeseducativas@gmail.com

 

Dia 29 de outubro, às 12h30m:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto  realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

 

Dia  12 de Novembro de 2010 até 13 de março 2011:

Exposição "Elos da Lusofonia"

A exposição “Elos da Lusofonia”,  em cartaz até 13 de março de 2011,  apresenta a arte dos países de língua portuguesa a partir da obra de artistas contemporâneos do Brasil, Portugal e Angola e a ligação com a arte ancestral africana, passando pela  tradição dos povos bijagós, da Guiné-Bissau; dos quiocos de Angola; e dos macondes de Moçambique, entre outros.  Todos os países lusófonos (de língua portuguesa) estão representados nesta mostra que apresenta cerca de 200 obras, entre  fotografias, pinturas, esculturas e gravuras de artistas que inclui também a Arte Tradicional dos países de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.  A Arte Contemporânea destaca o trabalho de Agnaldo M. dos Santos (Brasil), António Olé (Angola), Fernando Lemos (Portugal/Brasil), Francisco Brennand (Brasil), José Tarcísio (Brasil), José de Guimarães (Portugal), Matias Ntundu (Moçambique), Maurino Araujo (Brasil), Mestre Didi (Brasil), Renato Spindel (Brasil) e Rubem Valentim (Brasil).

Com curadoria do artista plástico e Diretor-Curador do Museu Afro Brasil, Emanoel Araujo, a exposição tem a realização do Ministério da Cultura, Instituto Brasileiro de Museus, Museu Histórico Nacional, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura.

 

  

 

 

Dia 22 de novembro:

Entrega da Medalha Henrique Sérgio Gregori e abertura do novo circuito de exposições de longa duração.

Cerimônia de entrega pela Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional da Medalha Henrique Sérgio Gregori aos agraciados de 2010: Armando Mariante Carvalho Junior, Irma Aparecida Bandeira, Liane  Maia das Neves de Oliveira,  Luís Roberto Barroso, PSA Peugeot Citroen e  Vivian Grecco.

Esse ano, excepcionalmente, serão homenageados com a Medalha Gustavo Barroso as ex-diretoras do MHN, Sras. Solange de Sampaio Godoy, Heloísa Duncan e Ecyla Castanheira Brandão;  o Presidente da AAMHN, Roberto Paulo Cezar de Andrade, o voluntário Luiz Aranha Correa do Lago, o Diretor da Escola de Museologia da UNIRIO, Ivan Coelho de Sá e o Presidente do Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM, José do Nascimento Júnior.

A partir dessa data, abertura do novo circuito de exposições de longa duração do museu,  última etapa do "Projeto de Restauração e Modernização do MHN", iniciado em 2003.

No andar superior, são quatro exposições:  "Oreretama", "Portugueses no Mundo", "A Construção da Nação" e "Cidadania em Construção".  No térreo, permanece a exposição "Do Móvel ao Automóvel - Transitando pela História" e na Casa do Trem, estão disponívels "As Moedas Contam a História" e "Coleções de Moedas, Uma Outra História”.

 

 

Dia 25 de novembro, às 14h:

Seminário Permanente do CERLUB.

Seminário Permanente do Cerlub de 2010, com o tema “Museus para Harmonia Social”.

Mesa Redonda “Museu entre harmonia social e conflitos” com as professores Myrian Sepúlveda dos Santos, socióloga, historiadora, pós-doutora pela Universidade de Coimbra; Maria de Simone, museóloga, mestre em história pela PUC-RJ e diretora do Museu de Arqueologia de Itaipu e Claudia Rose Ribeiro da Silva, mestre em bens culturais e projetos sociais pela Fundação Getúlio Vargas, fundadora do Museu da Maré e chefe do Núcleo de Museologia Social e Educação do IBRAM. Coordenação: Rafael Zamorano, historiador, doutorando em história pelo PPGHIS/UFRJ e pesquisador do Cerlub/MHN.

Dia 26 de novembro, das 9h às 13h: Oficina “Inventário Participativo”.

Apoio do IBRAM/Departamento de Processos Museais e Coordenação de Museologia Social e Educação.  Realizado em três etapas: 20 de maio, 19 de agosto e 25 de novembro.

Entrada franca. Serão conferidos certificados aos participantes que comparecerem a  pelo menos dois encontros. Mais informações pelo telefone 21-25509257 ou através do email mailto:seminariopermanentemhn@gmail.com.

 

Dia 26 de novembro, às 12:30h:

Concerto do Projeto "Música no Museu"

Projeto  realizado pela Carpex Empreendimentos com o apoio da Associação dos Amigos do Museu Histórico Nacional promove concerto musical no Museu toda a última sexta-feira do mês. Entrada franca. Mais informações sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br

 

 

De 15 de novembro até 13 de março de 2011:

Exposição “Emanoel Araujo – Autobiografia do Gesto / Cosmogonia dos Símbolos”           

A exposição revela a trajetória de Emanoel Araujo, um dos principais nomes da arte e da cultura brasileira. Aos 70 anos de idade, o idealizador e diretor-curador do Museu Afro Brasil (São Paulo) é reverenciado com esta exposição que apresenta a essência de um artista plural. Ele é escultor, pintor, gravador e designer gráfico. São 150 obras, entre esculturas, gravuras, relevos, xilogravuras e duas instalações: Autobiografia do Gesto e Cosmogonia dos Símbolos.

Realização do Instituto Brasileiro de Museus e Ministério da Cultura, com apoio da Imprensa Oficial de São Paulo e o patrocínio  da Companhia Vale do Rio Doce.

 

 

Dia 16 de dezembro, às 15h:

Lançamento dos Anais do MHN volume 42

No âmbito do "Encontro dos Museus do Rio", realizado nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, será lançado o volume nº  42 dos Anais do Museu Histórico Nacional.  Com 250 páginas e 14 artigos, os Anais do MHN encontram-se à venda na Loja do Museu. Mais informações através do telefone 21-22408078.

 

 

 

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL

Praça Marechal Âncora s/nº  Centro

Próximo à Praça XV - Rio de Janeiro RJ

Tel:  21.25509224 / 25509220

 

Horários :
De 3ª a 6ª feira,  das 10h às 17h30m
Fechado às 2ª feiras
Sábados, Domingos e Feriados - das 14:00h às 18:00 h

Ingresso: R$ 6,00 (seis reais)
Estão isentos de pagamento (mediante comprovação): crianças até cinco anos de idade; sócios do ICOM-International Council of Museum; funcionários do IPHAN; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia. Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros maiores de 60 anos e menores de 65 anos pagam a metade do valor. Aos domingos, a entrada é franca.

 

www.museuhistoriconacional.com.br

                                                           mhn.comunicacao@museus.gov.br