A forma como acontecem as inscrições EJA depende da organização do município, que determina quantas vagas serão preenchidas a cada ano. Por meio das inscrições EJA, milhares de brasileiros conseguem seus certificados de estudo. E o ideal é estar sempre atento as divulgações oficiais feitas pelos órgãos públicos para participar!
O que é o EJA?
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino oferecida em todas as regiões do país, pois faz parte de ordem nacional. A ideia é fazer com que as pessoas que abandonaram a escola possam retornar aos estudos através de atividades de alfabetização. Para isso, as aulas são oferecidas no período noturno, normalmente entre 18h e 22h. A fim de permitir a união entre as responsabilidades acadêmicas e o emprego.
Não existe idade máxima para iniciar a série pretendida no EJA, basta se prontificar na unidade mais próxima. Normalmente, a formação é feita por intermédio das escolas estaduais, mas há casos em que o município oferece uma escola para atendimento.
O sistema é público e gerenciado pela Secretaria Estadual da Educação, com regras diferenciadas para atender esse público. Por exemplo, diminuindo o período letivo para formação em 6 meses de estudos.
Vagas para EJA
A distribuição de vagas para EJA considera todas as séries do ensino fundamental e médio, oferecendo oportunidades de ingresso nas opções: 1° ao 5° ano, 6° ao 9° ano, e 1°, 2° e 3° ano.
No entanto, de acordo com a legislação, quem pode fazer as inscrições EJA são pessoas com mais de 15 anos para o ensino fundamental e com mais de 18 anos para o ensino médio.
Respeitando a idade estabelecida na base curricular do país para cada fase disponível. Além de iniciar as aulas no período noturno, os estudantes também encontram a oportunidade de participar do ENCCEJA.
Esta é uma prova brasileira que concede certificado de conclusão para aqueles que pontuarem dentro do esperado, mais do que 100 em cada conteúdo e superior a 5 na redação. O exame é gratuito e aplicado uma vez ao ano.
Datas inscrições EJA
Cada município possui seu calendário escolar com as datas inscrições EJA. Por isso, é difícil orientar sobre o período específico para realização do cadastro.
Sendo possível apenas informar os meses em que as escolas devem receber novas matrículas, de acordo com uma base de cronograma que o país segue:
- Dezembro a janeiro: inscrições para o 1° semestre do ano;
- Junho a junho: inscrições para o 2° semestre do ano.
O grande diferencial das aulas no EJA é a possibilidade de cursar duas séries no período de 1 ano. Isto é, diminuindo o tempo escolar para 6 meses.
Durante o ano letivo o estudante pode finalizar as duas etapas que restam para concluir o ensino médio, por exemplo.
Inscrições EJA
Respeitando as datas informadas pela escola, os interessados devem comparecer até o local para realizar as inscrições EJA. O processo é gratuito, e exige a entrega de documentos pessoais.
Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais, e precisam comprovar que não podem estudar no período comum, por conta do trabalho.
Em alguns estados em que é utilizada a matrícula online, o processo pode ser feito via internet a fim de reservar a vaga. Normalmente o acesso é no site da Secretaria Estadual da Educação.
As oportunidades são preenchidas por ordem de inscrição, por isso é importante comparecer até o local o quanto antes.
Documentos para matrícula EJA
Durante o comparecimento até a escola, cabe ao estudante levar todos os documentos para matrícula EJA. A fim de criar seu cadastro dentro da unidade.
Cada local possui uma lista com as suas regras, mas é comum a solicitação de:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Carteira de Trabalho;
- Histórico escolar;
- Foto 3×4.